Você está aqui: Entrada Notícias Balanço: Câmara devolve quase R$ 2,8 milhões à Prefeitura

Balanço: Câmara devolve quase R$ 2,8 milhões à Prefeitura

31/12/2019 – O valor de R$ 2.795.881,03 corresponde a 24,14% do total recebido no ano

O Legislativo de Birigui encerra o exercício financeiro de 2019 com a devolução de R$ 2.795.881,03 aos cofres da administração municipal. O valor corresponde a 24,14% dos R$ 11 milhões destinados como duodécimo, que é o repasse total anual do município para a Câmara previsto nas leis orçamentárias.

De todo o valor devolvido, R$ 2.700.592,25 é a somatória da economia direta; e os outros R$ 95.288,78 são referentes a juros de aplicações financeiras.

O presidente da mesa diretora da Casa, vereador Felipe Barone (Cidadania), destaca como marco da economia registrada no ano a revisão de práticas e contratos em busca de melhor aproveitamento em relação a custo-benefício, desde mudanças nos gastos com telefonia e internet à utilização exclusiva da internet como meio de transmissão das sessões ordinárias. Somente a nova forma de transmitir os eventos permitiu uma economia de R$ 380 mil no ano.

Além de Barone, a mesa diretora do biênio 2019/2020 é formada pelos vereadores Ferrari (DEM), como vice-presidente, e Fabiano Amadeu (Cidadania) e Andrey Servelatti (PSDB) como secretários.

“Em janeiro de 2019, iniciamos a gestão tendo como princípio o respeito ao dinheiro público”, recordou. “Promovemos cortes e reduzimos gastos com viagens e despesas em geral. Quanto mais sobrar para devolvermos à Prefeitura, melhor, já que a população clama por investimentos na cidade. Por isso, alcançar a maior devolução de recursos da história é uma vitória muito significativa”, comemorou o presidente.

Em 2018, foram devolvidos ao Executivo R$ 2.485.402,26.

Investimentos

A revisão nos gastos da Casa possibilitou avanços e modernidade que elevaram o Legislativo de Birigui a patamares pioneiros na região, como a implantação do sistema eletrônico de votação. Além de outras funções operacionais, cada vereador passou a registrar seu voto diretamente no sistema, por meio de terminais individuais, transformando a deliberação das proposituras em um procedimento mais seguro, transparente e ágil, com exibição em painéis visíveis ao público.

20-12-2019 balanço 2019 interna.jpg
O novo sistema de votação em painel confere transparência à votação de projetos

Também foi possível investir nos veículos da Câmara, substituindo automóveis com quilometragem bastante avançada. Nesse mês de dezembro, com os resultados financeiros da economia gerada, a Casa adquiriu um Cruze LT 2019/2019 e um Fox Connect 2019/2020. Com isso, o Ford Fiesta e o Cruze que vinham sendo utilizados há vários anos foram encaminhados à administração municipal.

Sede própria

Mas a principal conquista do ano ficou por conta do início das obras para a construção da nova Câmara, objetivo de inúmeras gestões anteriores.  No início de novembro, foi assinado contrato de R$ 3,1 milhões com a empresa vencedora do processo licitatório, valor bastante abaixo dos R$ 4,4 milhões programados como estimativa.

“Acredito que o maior sonho dentro do Legislativo nas últimas décadas foi o de ter um prédio próprio, com mais espaço e comodidade ao cidadão e com o fim dos gastos mensais com aluguel”, considerou o presidente, “Cumprir todos os procedimentos para o início da obra foi um trabalho árduo, mas compensador. Com responsabilidade, compromisso e interesse em comum, o sonho agora passou a ser uma realidade”, completou.

Aprendizado

Eleito aos 19 anos e atualmente com 22, Barone foi o presidente mais jovem da Câmara de Birigui. Segundo ele, conhecer de perto o Poder Legislativo está sendo uma experiência enriquecedora. “Estar à frente de um dos três poderes requer responsabilidade e integridade. Pude entender com clareza como funciona a máquina pública e acredito que, junto aos demais integrantes da mesa diretora, conseguimos encerrar nosso primeiro ano de gestão entregando aos biriguienses avanços que ficam marcados na história da cidade”, finalizou.