Você está aqui: Entrada Notícias Birigui implanta voto eletrônico e informatização do plenário

Birigui implanta voto eletrônico e informatização do plenário

06/09/2019 - Agilidade e transparência devem ser potencializadas com o novo sistema

A Câmara de Birigui iniciou nesta semana a implantação do sistema de informatização no plenário para possibilitar a votação eletrônica de projetos, requerimentos e demais propostas colocadas em tramitação. Inscrições para o uso da tribuna e registro de presença de vereadores em plenário também serão operadas com a nova ferramenta.

A modernização faz parte do projeto da Mesa Diretora da Casa para conferir maior transparência e agilidade no processo. “Potencializar o exercício democrático dos vereadores durante as atividades gera economia de materiais e tempo, além de dinamismo e atratividade, tanto para nós quanto para a população que nos acompanha”, comentou o presidente do Legislativo, Felipe Barone (Cidadania).

A transparência também é um dos destaques da novidade. “Cada um dos 17 vereadores votará direto de sua mesa e o painel mostrará a lista completa com o nome e o respectivo voto, sanando problemas que antes podiam gerar dúvidas ou pedidos de recontagem”, acrescentou o presidente.

06-09-2019 painel plenário interna.jpg
Barone aposta em economia, agilidade e transparência como grandes vantagens

O sistema eletrônico de votação inclui um telão com dimensão total de 4,4 metros por 1,5 metro, formado por oito painéis, instalado atrás da mesa diretora, de frente para o público do plenário. Os quatro painéis centrais exibirão uma tela com a mesma imagem da transmissão ao vivo da reunião. Os outros quatro painéis ficam distribuídos em duas laterais com informações como lista de presença, de votação, de inscrição para o uso da tribuna ou contagem de tempo do cronômetro durante o uso da palavra.

As bancadas que acomodam os vereadores receberam terminais com tela de 9,6 polegadas por meio dos quais serão registrados presença e voto. Já o presidente da sessão contará com um terminal especial para conferência das informações exibidas no painel de votação.

A empresa responsável pela implantação e fornecimento de equipamentos é a Install Tecnologia, da cidade de Araçatuba, vencedora do pregão presencial realizado pela Casa. Os investimentos são de R$ 30 mil e doze parcelas mensais de R$ 6,4 mil.

Segundo o diretor da empresa, Marcelo Javarez, Birigui estará entre as mais avançadas quanto a modernização de Casas Legislativas. “A informatização é tendência em todo o país, mas, na região, apenas Pereira Barreto e Araçatuba contam com essa estrutura”, contou.

Durante a próxima semana, os vereadores, assim como os servidores que trabalharão como operadores técnicos nas sessões, passarão por treinamentos e simulações para testar o sistema, que deve ser totalmente adotado nas próximas semanas.