Você está aqui: Entrada Notícias Bueiros: após acidente, engenheiro prepara campanha educativa

Bueiros: após acidente, engenheiro prepara campanha educativa

03/05/2018 – Rodrigo Simon perdeu o sogro no acidente que vitimou dois servidores municipais em abril

O presidente da Câmara, Vadão da Farmácia (PTB), recebeu ontem, 2, o engenheiro, inventor e professor Rodrigo Simon. Ele esteve na sede do Legislativo para apresentar uma campanha contra o furto de tampa de bueiros na cidade. Simon busca o apoio dos parlamentares no trabalho de divulgação e conscientização popular sobre os riscos de acidentes causados pelo furto ou retirada dessas tampas.

O engenheiro perdeu recentemente seu sogro, o servidor municipal Manoel Augusto de Araújo, o Pernambuquinho, no acidente de trânsito com veículo da Prefeitura que capotou ao passar sobre um bueiro que não estava devidamente tampado. Na ocasião, faleceu também Nilson José Santana, o Nilsão.

“Dias após a tragédia, vi, em frente à escola onde uma de minhas filhas estuda, um bueiro sem tampa [foto acima]. Até então, eu desconhecia essa situação absurda, assim como o motivo de isso ocorrer”, narrou Simon.

Ainda segundo o empresário, as tampas, produzidas em ferro fundido, são furtadas e vendidas para ferro velhos ou derretidas para a fabricação de outros produtos. Além de causar prejuízos aos cofres públicos, a retirada das tampas, principalmente à noite ou em dias de chuva, oferece sérios riscos de acidentes.

02-05-2018 bueiros campanha interna.jpg

“Entendo que a solução desse problema envolve esforço e responsabilidade compartilhada de toda a sociedade. O cidadão pode fiscalizar e informar as autoridades. Já à polícia e à Justiça, respectivamente, cabem a prisão e condenação dos autores, assim como dos receptadores das tampas”, acrescentou.

O presidente da Câmara parabenizou o empresário pela sensibilidade da iniciativa e colocou-se à disposição na divulgação da campanha, que deve ser difundida na internet, aproveitando o grande alcance das redes sociais.

“Engajamentos como esses motivam novas atitudes desse tipo, simples, mas que atingem diretamente a rotina da nossa população, potencializando melhorias efetivas para nosso convívio em sociedade”, elogiou Vadão.

Os detalhes da campanha estão sendo discutidos também com o Executivo, para que todos os procedimentos da fiscalização popular e denúncia sejam padronizados.