Você está aqui: Entrada Notícias Câmara homenageia profissionais de engenharia e arquitetura

Câmara homenageia profissionais de engenharia e arquitetura

05/12/2019 – O reconhecimento público acontece por ocasião do Dia do Engenheiro e Dia do Arquiteto, comemorados em dezembro

A primeira sessão ordinária do mês de dezembro, realizada pelo Legislativo no último dia 3, foi marcada pela entrega de títulos a profissionais das áreas de engenharia e arquitetura. O reconhecimento público acontece desde 2017, quando foi instituído por lei municipal o Dia do Engenheiro e o Dia do Arquiteto, a serem comemorados, respectivamente, em 11 e 15 de dezembro.

Os indicados como destaque de 2019 foram Daniela Beneduzzi Passarelli, que recebeu o título Arquiteta Destaque do Ano, e José Luis Garcia Navarro, agraciado com o título Engenheiro Destaque do Ano.

Sob o comando do presidente da Casa, vereador Felipe Barone (Cidadania), a mesa principal recebeu os homenageados e, como autoridades convidadas, o secretário municipal de Gabinete, Gilmar Trecco Cavaca, que representou o Executivo, e Ronald Vagner Braga Martins, presidente da Assenab (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui), entidade responsável pela indicação dos profissionais destaque. O vice-presidente da Câmara, vereador Ferrari (DEM) e os secretários Fabiano Amadeu (Cidadania) e Andrey Servelatti (PSDB), também fizeram parte da mesa solene.

O discurso em nome de todos os parlamentares, para cumprimentos aos homenageados, foi feito pelo vereador Cesinha Pantarotto (Podemos), autor do projeto que instituiu a entrega dos títulos em 2017.

Além de Pantarotto, a entrega das honrarias foi acompanhada pelos parlamentares Benedito Dafé (PV), Carla Protetora (PSD), Kal Barbosa (PSB), Clóvis Batista (PDT), Eduardo Dentista (PT), Zé Luis Buchalla (Patriota), Paquinha (MDB), Leandro Moreira (Republicanos), Odair da Monza (PSC), Pastor Reginaldo (PTB), Rogério Guilhen (PV) e Vadão da Farmácia (PTB).

05-12-2019 espaço solene interna3.jpg
Vereadores e autoridades da mesa solene com os profissionais destaque do ano

Trajetória

05-12-2019 espaço solene interna2.jpg
O arquiteto destaque com o autor da proposta de reconhecimento público, Cesinha Pantarotto

JOSÉ LUIS GARCIA NAVARRO é biriguiense, nascido em 29 de outubro de 1961. Formou-se em Direito em 1987 pela Universidade Regional do Nordeste e em Engenharia de Minas em 1990 pela Universidade Federal da Paraíba. Especializou-se em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) em 1996; em Gestão Ambiental pela UNILINS em 2009; e em Gestão e Engenharia de Petróleo e Gás pelo IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos) em 2011, além de ter participado de inúmeros cursos e eventos da área.

Atuou como escrevente no 1º Cartório de Notas da Comarca de Birigui de 1978 a 1984. Foi assistente técnico em perícias trabalhistas, exerceu seu trabalho na Prefeitura de Penápolis e em empresas de grande porte, além das Varas do Trabalho de Penápolis, Araçatuba, Lins, Birigui e Três Lagoas. Atualmente, é sócio proprietário da Navarro Consultoria Empresarial Ltda.

José Luís é casado com Tânia Zulmira Chaves Navarro e tem os filhos Larissa e Luís Fernando; e a neta Maria Fernanda.

05-12-2019 espaço solene interna1.jpg
A arquiteta destaque recebe a honraria da vereadora e também arquiteta Carla Protetora

DANIELA BENEDUZZI PASSARELLI é biriguiense, nascida em 15 de maio de 1969. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo desde 1992, quando iniciou sua carreira profissional. Inicialmente, atuou na área de desenvolvimento urbanístico na CDHU da capital paulista, focando logo depois em projetos de arquitetura.

Mudou-se para o Sul da Bahia em 1998, onde casou-se com o também arquiteto Luciano Soares, com quem fundou a ALST Arquitetura. Seu retorno à cidade natal aconteceu em 2015, quando criou o Studio D’ Arquitetura, com o qual já elaborou dezenas de projetos comerciais e residenciais na cidade e também nos municípios de Glicério, Assis e Votuporanga.