Você está aqui: Entrada Notícias Comissão leva ao prefeito resultado de levantamento

Comissão leva ao prefeito resultado de levantamento

12/07/2017 - Os vereadores apontaram problemas encontrados na área social e sugeriram melhorias

A comissão permanente de Direitos Humanos, Minorias e Assistência Social, formada pelos parlamentares Pastor Reginaldo (PTB), Cesinha Pantarotto (Pode) e Rogério Guilhen (PV), foram recebidos pelo prefeito municipal, Cristiano Salmeirão (PTB), na tarde de ontem, 11, para apresentação de um relatório resultado de pesquisas promovidas na área social do município.

A reunião contou também com a participação da coordenadora da Saúde, Claudia Rodrigues Carmona Slavez, e da assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Francisco de Oliveira.

Uma das vistorias apresentadas pela comissão refere-se à Casa Abrigo, que acolhe crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar. Os vereadores sugeriram a aquisição de beliches para que não haja acomodação em colchões colocados no chão.

12-07-2017 reunião comissão prefeito interna1.jpg
Reunião contou também com representantes da Saúde e Educação

Segundo o prefeito, o auxílio à instituição poderia ser potencializado por meio de parceria com os demais municípios que encaminham os acolhidos, que são Coroados, Clementina, Brejo Alegre e Santópolis do Aguapeí. "Providenciarei junto à Secretaria de Assistência Social o chamamento de representantes desses municípios para que o trabalho seja conjunto entre todos os beneficiados", definiu Salmeirão.

Drogas

Os vereadores também estiveram na comunidade terapêutica Maria de Nazaré, responsável por tratamento e reinserção social de dependentes de drogas, sobre a qual dois pedidos foram feitos ao prefeito: a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD) e a criação de estratégias de reinserção social por meio da oferta de emprego após a conclusão do tratamento.

“A chegada de um CAPS-AD possibilitaria os primeiros procedimentos e a desintoxicação do usuário antes de ser direcionado à comunidade terapêutica, reduzindo os riscos de abandonarem a comunidade durante as crises provocadas pela abstinência”, explicou Pantarotto.

12-07-2017 reunião comissão prefeito interna2.jpg
Comissão durante visita à comunidade terapêutica Maria de Nazaré

Ainda sobre o CAPS, foi lembrado pela coordenadora da Saúde que há anos Birigui conquistou a aprovação do serviço, mas que os recursos nunca foram liberados.

O prefeito também se comprometeu a verificar o andamento burocrático de instalação do órgão e a estudar junto ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e ao Sindicato das Indústrias do Calçado uma estratégia para sanar as necessidades dessas pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho.

Abuso Infantil

Foi apresentado ainda um balanço da audiência pública promovida pela comissão em maio deste ano com o tema Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Pastor Reginaldo, que preside a comissão, pediu ao chefe do Executivo a intensificação de trabalhos de conscientização com os alunos da rede municipal, especialmente na semana de maio em que o tema é nacionalmente abordado.

“A rede de atendimento social funciona muito bem e foi elogiada durante a audiência, mas sentimos falta de um trabalho específico da Educação para um despertar do tema de forma mais efetiva”, sugeriu o pastor.

“O assunto precisa ser esclarecido desde criança e preventivamente para que elas saibam diferenciar as formas de carinho que possam receber e confiem no professor para relatar qualquer episódio suspeito”, considerou o vereador Guilhen.

O chefe do Executivo acatou a ideia.  “Vamos deixar agendado para o início do próximo ano letivo a criação de uma programação especial, com palestras para os educadores e atividades com os alunos”, prometeu Salmeirão.

Assessoria de Imprensa - CMB