Você está aqui: Entrada Notícias Contenção: viagens de parlamentares estão suspensas

Contenção: viagens de parlamentares estão suspensas

29/05/2018 – A medida foi tomada por conta da crise no abastecimento de combustíveis que afeta o país

O presidente da Câmara de Birigui, Vadão da Farmácia (PTB), assinou ontem, 28, ato que proíbe viagens de parlamentares para outros municípios. A decisão faz parte das medidas para contenção geradas após a greve dos caminhoneiros que se espalha pelo país, e a consequente falta de combustíveis nos postos, completar uma semana.

Habitualmente, os vereadores se deslocam para São Paulo e Brasília para contatos com deputados e lideranças do Executivo estadual e federal para apresentarem projetos e solicitarem emendas parlamentares para a cidade.

Para o presidente da Casa, a suspensão das viagens vai além da questão do abastecimento. “Não podemos ficar alheios às reivindicações de melhorias das condições de trabalho desses caminhoneiros ”, considerou Vadão, “Sem contar que a Câmara precisa zelar pela integridade dos servidores e vereadores que trafegam pelas estradas e o momento é de insegurança”, acrescentou.

Emergência

Também na data de ontem, o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) decretou Estado de Emergência no município, instituindo como prioritários os atendimentos urgentes de saúde, como transporte de pacientes e distribuição de medicamentos, segurança pública, transporte de alunos e distribuição de merendas, coleta de lixo, transporte coletivo e manutenção das redes de energia elétrica.

O prefeito informou ainda que a administração municipal só tem estoque de combustível para atender as demandas até quarta-feira, 30.

Para avaliar e implantar medidas de urgência, o Executivo criou o Comitê de Gestão de Crise do Município, formado pelas secretarias de Administração, Negócios Jurídicos, Serviços Públicos e Saúde, com foco na integridade da segurança e do patrimônio público.