Você está aqui: Entrada Notícias Empossada a primeira mulher negra do Legislativo de Birigui

Empossada a primeira mulher negra do Legislativo de Birigui

20/06/2018 – A suplente Angela Galvão (PSC) ocupa a cadeira de Cesinha Pantarotto, licenciado por dez dias

Foi empossada pela mesa diretora da Câmara Municipal de Birigui na noite de ontem, 19, a primeira mulher negra a conquistar a vereança na cidade. Angela Aparecida Galvão Silva, 54, substitui o parlamentar Cesinha Pantarotto (Podemos), licenciado no período de 15 a 24 de junho.

A nova vereadora prestou o juramento de posse nos primeiros instantes da sessão ordinária antes de ocupar a cadeira para participar das votações dos projetos.

Segundo ela, questões que envolvem a qualidade de vida são suas maiores bandeiras de trabalho, como meio ambiente, saúde, educação e segurança. A parlamentar destaca também a preocupação com as causas femininas e a diversidade cultural.

“Por sermos um polo industrial, deveríamos ser mais acolhedores culturalmente, fomentando as diversas manifestações de pensamento, crença e demais práticas culturais", argumentou.

Orgulhosa por ser a primeira mulher negra a participar do parlamento municipal, Angela considera a conquista um mérito coletivo. “Represento um marco importante para milhares de habitantes dessa cidade, já que boa parte da população tem raízes africanas”, comemorou.

20-06-2018 primeira vereadora negra interna.jpg
Angela durante o juramento de posse diante da mesa diretora da Câmara

Nascida em Bilac mas moradora de Birigui desde 1977, Angela foi doméstica ainda na adolescência e trabalhou no ramo calçadista antes de entrar para a área da saúde como atendente de enfermagem na Santa Casa. Com formação em Técnico em Enfermagem, tornou-se servidora pública municipal em 1985, trabalhando por 30 anos na Unidade Básica do bairro Toselar.

Sua atuação política começou cedo, aos 17 anos, como militante do Partido dos Trabalhadores. Em 2004, filiada ao PMDB, conquistou 505 votos e o posto de segunda suplente em sua primeira disputa eleitoral.

Sua segunda candidatura foi em 2016, quando conseguiu, com 515 votos, a vaga de primeira suplente da coligação, sendo a substituta de Cesinha e também de Odair da Monza (PSC).

É casada com Valter Rodrigues da Silva e tem três filhos: Nayra, Felipe e Igor.