Você está aqui: Entrada Notícias Everardo Leonel Hostalácio é intitulado Cidadão Biriguiense

Everardo Leonel Hostalácio é intitulado Cidadão Biriguiense

21/11/2019 – Natural de Piumhi/MG, o homenageado é juiz aposentado e mudou-se para Birigui em 2013

A última sessão ordinária de novembro foi marcada pela realização de espaço solene para entrega do título Cidadão Biriguiense ao juiz aposentado Everardo Leonel Hostalácio. Natural de Piumhi/MG, o homenageado aposentou-se em 2001 como juiz de direito de entrância especial, e mudou-se para Birigui há seis anos.

A solenidade aconteceu na noite de terça-feira, 19, com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de lideranças e autoridades.

A mesa solene, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Felipe Barone (Cidadania), contou com a presença do vice-presidente, Ferrari (DEM), e dos secretários Fabiano Amadeu (Cidadania) e Andrey Servelatti (PSDB), junto com o prefeito, Cristiano Salmeirão (PTB), e o homenageado.

Todos os vereadores prestigiaram o espaço solene, assim como, em 2017, assinaram a proposta para a concessão da honraria, de iniciativa do vereador Leandro Moreira (Republicanos).

21-11-2019 espaço solene interna1.jpg
Everardo Leonel Hostalácio recebe a homenagem do autor da propositura, Leandro Moreira

Acompanhando os três filhos, que escolheram Birigui para investir em suas carreiras, Hostalácio adotou a cidade em 2013, para onde já viajava com frequência. O homenageado declarou-se emocionado pela acolhida da população.

“Nós não escolhemos um lugar para nascer, mas podemos escolher um lugar para viver até os últimos dias de nossa vida”, considerou, “Mineiro de nascimento, mas agora um orgulhoso biriguiense de fé e coração. Hoje, pontualmente, eu sou tão biriguiense quanto meus adorados netos, que aqui nasceram”, comemorou o homenageado.

21-11-2019 espaço solene interna2.jpg
Autoridades municipais cumprimentam o novo Cidadão Biriguiense

História

Everardo Leonel Hostalácio nasceu em 12 de maio de 1947, e passou a infância em sua cidade natal, Piumhi/MG. Estudou em Pará de Minas e Belo Horizonte antes de formar-se em Direito pelas Faculdades Integradas do Oeste de Minas.

Ainda durante os estudos, foi oficial de gabinete do secretário de Estado da Viação e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais. Também em território mineiro, serviu como assessor especial no gabinete do então governador Israel Pinheiro e no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa.

Já formado, iniciou a advocacia em sua cidade natal, transferindo depois o escritório para a cidade de Formiga, até ser credenciado como advogado do sistema financeiro do estado e mudar-se para Divinópolis.

Depois de advogar em diversas comarcas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo, foi aprovado em concurso para magistratura, assumindo o cargo em 1985 na cidade mineira de Águas Formosas e como juiz de direito da comarca de Bom Despacho. Passando pelas entrâncias inicial e intermediária na mesma comarca, foi promovido à entrância final em 1990 para a comarca de Uberaba, onde atuou na 3ª Vara Cível por mais de dez anos.

Na mesma cidade, foi juiz eleitoral, juiz diretor do Foro, diretor dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e presidente da Turma Recursal, que congrega decisões de primeiro grau de juízes de mais de 50 cidades do Triângulo Mineiro para reexame a nível de Tribunal Colegiado. Integrou ainda, por dois anos, a Diretoria da Associação dos Magistrados de Minas Gerais.

Durante sua carreira, foi também professor universitário sobre Direito Eleitoral e Processo Civil, palestrante e autor de diversas publicações.

Ao aposentar-se como juiz, em 2001, retornou à cidade natal para advogar e prestar assessoria jurídica nas áreas civil e comercial.

Em 2013, junto com a esposa, Ana Maria Nunes Hostalácio, mudou-se para Birigui, onde já haviam fixado residência seus filhos Juvêncio e Silvana Nunes Leonel Hostalácio, ambos médicos, e para onde mudou-se depois seu terceiro filho, o publicitário Gabriel Nunes Leonel Hostalácio. Aqui em Birigui nasceram seus quatro netos: Catarina, Miguel, Leonel e Mateus.