Você está aqui: Entrada Notícias Ex-ministro José Eduardo Cardozo recebe título Cidadão Biriguiense

Ex-ministro José Eduardo Cardozo recebe título Cidadão Biriguiense

03/07/2018 - Cardoso veio a Birigui para ser homenageado em sessão solene prestigiada por lideranças regionais

O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo esteve em Birigui na última sexta-feira, 29 de junho, para receber do Legislativo o título de Cidadão Biriguiense. A entrega foi feita em sessão solene pelo parlamentar Eduardo Dentista, representante do Partido dos Trabalhadores na Casa, partido do qual o homenageado participa desde 1980.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Vadão da Farmácia (PTB), e contou com a presença de outros dois ex-ministros, Valdir Moysés Simão, que comandou a Controladoria do Planejamento, Orçamento e Gestão entre 2015 e 2016, e Carlos Eduardo Gabas, que assumiu o Ministério da Previdência Social em 2010 e 2015.

Também participaram da mesa os secretários municipais de Gabinete, Saúde e de Serviços Públicos, Água e Esgoto, respectivamente, José Manoel Sanchez, Gilmar Trecco Cavaca e Cleverson José de Souza, por conta da entrega, também durante a solenidade, dos diplomas Enfermeiro Destaque e Gari Destaque (leia mais).

03-07-2018 balanço solene cardozo interna3.jpg

A homenagem ao ex-ministro foi concedida em 2014, ano em que foi aprovada em plenário após proposta dos então vereadores Paulo Bearari e Ricardo Kumazawa, que ocupavam cadeiras do Partido dos Trabalhadores na Casa, e Cristiano Salmeirão, atual prefeito de Birigui.

Além de Eduardo Dentista e do presidente do Legislativo, prestigiaram a solenidade o vice-presidente Zé Luis Buchalla (PRP) e os vereadores Andrey Servelatti (PSDB), Cesinha Pantarotto (Podemos), Kal Barbosa (PSB), Felipe Barone (PPS), José Fermino Grosso (DEM) e Odair da Monza (PSC).

03-07-2018 balanço solene cardozo interna2.jpg
O ex-vereador Bearari, autor da honraria, com Cardozo e o vereador Eduardo Dentista

Em seu discurso na tribuna, o ex-ministro falou sobre o momento de descrédito pelo qual passam as instituições do governo e criticou os levantes populares favoráveis a intervenção militar no país. "Ou essas pessoas são hipócritas, ou são inconscientes, ou não sabem o que foi uma ditadura militar como a de 1964. Hoje, até o direito de dizer bobagens nós temos. Na época, nós não tínhamos sequer o direito de dizer aquilo que pensávamos, por mais lúcido que fosse nosso pensamento".

Cardozo também relembrou suas passagens por Birigui e declarou-se honrado em ser homenageado por um parlamento, que chamou de "templo do povo". "Venho porque este é o templo da democracia. Um templo que está sendo violado muitas vezes, nos tempos atuais, e nós temos que deixa-lo intacto e puro para que o povo seja respeitado".

03-07-2018 balanço solene cardozo interna1novo.jpg
Valdyr Simão, presidente Vadão, Carlos Gabas, José Eduardo Cardozo e  Eduardo Dentista

Filiado ao PT desde 1980, Cardozo é advogado com doutorado em andamento e extensa atividade acadêmica em diversas universidades. Aposentado do cargo efetivo de procurador, função exercida na capital paulista de 1982 a 2017, iniciou a carreira parlamentar em 1995 como vereador de São Paulo, onde chegou a presidente da Câmara.

Exerceu mandatos como deputado federal de 2002 a 2010. Em sua jornada, destacam-se ainda as atuações como ministro de Estado da Justiça e advogado geral da União, cargos ocupados durante o governo da presidenta Dilma Rousseff.