Você está aqui: Entrada Notícias Finanças apresenta receitas e despesas do segundo quadrimestre

Finanças apresenta receitas e despesas do segundo quadrimestre

26/09/2019 – A audiência pública para tratar do assunto faz parte do calendário de atividades do Legislativo

Responsáveis pelas ações da Secretaria de Finanças do município estiveram no plenário Ferrúcio Tompsitti na última terça-feira, 24, para prestarem esclarecimentos sobre o balancete do período de maio a agosto. A análise da apresentação faz parte das atividades da Câmara, por meio da comissão permanente de Finanças, Orçamento e Contabilidade.

A audiência pública foi aberta à população e contou com a presença dos integrantes da comissão Eduardo Dentista (PT), que preside o grupo, e de Zé Luis Buchalla (Patriota), além de Cesinha Pantarotto (Podemos) e Vadão da Farmácia (PTB). O terceiro membro da comissão é o vereador Batista (PDT).

Os dados financeiros da administração foram apresentados pelo secretário municipal Fábio Vieira Pinto, que esteve acompanhado de sua equipe técnica formada pelo diretor de Orçamento, Antônio Donizete Caetano Alves, e pelo contador Francisco Rodrigues da Silva, além do secretário-adjunto Edvaldo Nogueira.

29-09-2019 balanço audi publ 2 quadri interna1.jpg
Funcionários da Secretaria de Finanças e o presidente da comissão, vereador Eduardo Dentista

29-09-2019 balanço audi publ 2 quadri interna2.jpg
Cesinha, Vadão e Buchalla, esse integrante da comissão, acompanharam o balancete

Conforme os dados apresentados, o município somou R$ 245 milhões em arrecadação até agosto, atingindo 62,35% da meta anual, que é de R$ 351 milhões. Em comparação com o mesmo período arrecadado no ano anterior, o aumento foi de 13,4%, o que corresponde a R$ 29 milhões.

Quanto às principais receitas, lidera a tabela os recursos via Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), no valor de R$ 36 milhões, seguido da cota-parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com R$ 34 milhões, e do IPTU, calculado em R$ 29 milhões.

Quanto às despesas, foram empenhados R$ 278 milhões. Desse montante, o maior investimento é em saúde, com um total de mais de R$ 84 milhões, seguido da área da educação, que recebeu R$ 79,5 milhões.

Confira a descrição das despesas por função na tabela abaixo:

26-09-2019 tabela de despesas.bmp

O balancete completo apresentado na reunião é disponibilizado pela administração municipal como parte do cumprimento das leis sobre transparência na aplicação de recursos públicos. Para acessar o material, clique aqui.