Você está aqui: Entrada Notícias José Cancian é o 1º Agricultor Destaque

José Cancian é o 1º Agricultor Destaque

23/08/2018 – A honraria foi recém-instituída na Câmara e deve ser concedida anualmente

Em espaço solene na sessão ordinária do último dia 21, o Legislativo de Birigui entregou pela primeira vez o diploma Agricultor Destaque do Ano. O escolhido para a primeira edição da homenagem foi José Cancian, 76, que há quase 70 anos garante seu sustento e o de sua família por meio do trabalho no campo.

Amigos e familiares do homenageado compareceram ao plenário para acompanhar a solenidade, que contou com a presença do prefeito, Cristiano Salmeirão (PTB) e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, entidade responsável pela indicação do homenageado, Fábio Moreno Martins.

23-08-2018 balanço espaço solene interna3.jpg

A mesa solene contou também com os integrantes da Mesa Diretora da Casa, presidente Vadão da Farmácia (PTB), vice-presidente Zé Luis Buchalla (PRP), Felipe Barone (PPS) e Odair da Monza (PSC).

A instituição do título comemorativo ao Dia do Agricultor (28 de julho) foi uma iniciativa de Buchalla, que discursou em nome de todos os parlamentares. Também assinaram a proposta Andrey Servelatti (PSDB), Kal Barbosa (PSB), Eduardo Dentista (PT) e Odair, aprovada por unanimidade em 14 de fevereiro.

23-08-2018 balanço espaço solene interna1.jpg
Cancian com os autores Andrey Servelatti, Buchalla, Odair da Monza e Eduardo Dentista

“Parabenizo ao Conselho pela escolha desse produtor, que ama realmente o que faz. Essa homenagem de hoje é muito merecida e muito honrosa”, comemorou Buchalla.

O homenageado da noite aproveitou seu discurso de agradecimento para falar dos sentimentos que regem seu trabalho. "Somente eu e Deus é que sabemos o amor e o carinho que eu tenho pela terra. Foi Deus quem me fez assim", declarou, "Se não fossem as plantações e as criações, o meu dia-a-dia acompanhando tudo aquilo que tá na terra, eu não sei o que seria de mim”, completou Cancian.

23-08-2018 balanço espaço solene interna2.jpg
José Cancian recebendo a placa comemorativa das mãos de Eduardo Dentista

Biografia

O biriguiense José Cancian nasceu em 31 de outubro de 1941 no bairro Córrego Fundo. É trabalhador rural desde os sete anos de idade, quando iniciou suas atividades na lavoura de café junto com o pai e dez irmãos. Até agora, já se foram 70 anos conquistando seu sustento exclusivamente com o trabalho na área rural.

Em 1964, casou-se com Aparecida Spinelli Cancian. Dois anos depois, adquiriu sua primeira propriedade, onde continuou com a cultura cafeeira. Nessa época, também investiu na suinocultura e no cultivo de milho.

Hoje com 76 anos de idade, José Cancian continua ativo na produção agropecuária e é membro atuante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

É pai de Valdir, Vanderlei, Ademir e Vera Lucia; avô de Paulo, Felipe, Isabela, Sofia e Bruna, e tem uma bisneta, Marília.