Você está aqui: Entrada Notícias Legislativo apoia campanha pela redução dos acidentes de trânsito

Legislativo apoia campanha pela redução dos acidentes de trânsito

11/05/2018 – O chamado Maio Amarelo é promovido mundialmente e busca reduzir números alarmantes de mortes e feridos

Em 11 de maio de 2011 a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Foi de lá que nasceu o movimento global Maio Amarelo, do qual a Câmara de Birigui está participando.

A ideia é iluminar as fachadas com a cor que simboliza atenção e advertência, atraindo as pessoas a refletirem sobre o alto índice de mortes e feridos consequentes dos acidentes registrados em todo o mundo.

Dados divulgados pelo movimento apontam que 90% desses acidentes seriam motivados por falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

“É preocupante o tamanho das consequências que podem ser causadas pela desatenção ao transitarmos pelas ruas ou estradas. O momento é de reflexão e aperfeiçoamento das nossas ações, para que os riscos sejam reduzidos”, considerou o presidente do Legislativo, vereador Vadão da Farmácia (PTB).

Estatísticas

Estudos da Organização Mundial da Saúde contabilizaram, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, e 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas. A média é de três mil mortes por dia, alcançando a nona posição em causa de mortes no mundo. Para a faixa etária dos 15 aos 29 anos, esses acidentes são a primeira causa de mortes.

Somente no Brasil, são registradas todos os anos cerca de 47 mil mortes no trânsito, sendo o número de sobreviventes com sequelas mais de 400 mil. Os dados são do Observatório Nacional de Segurança Viária, que apontam ainda o custo de R$ 56 bilhões causados por esses acidentes.

A intenção da iniciativa da ONU é que cinco milhões de vidas sejam poupadas até 2020 por meio de planos mundiais, nacionais e regionais.

Participação

No Brasil, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vincula ao mês do movimento internacional uma série de atividades para o melhoramento do tráfego viário, buscando o apoio do poder público e dos mais diversos segmentos da sociedade.

Para 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) institui ainda o tema Nós Somos o Trânsito para batizar o cronograma de ações educativas de trânsito.

Em Birigui, o Departamento de Trânsito e Serviços está desenvolvendo uma série de atividades educativas com alunos de algumas escolas municipais. O trabalho será encerrado com a entrega de premiações durante um evento na praça Doutor Gama previsto para o dia 26, quando também devem ser realizados pedágio educativo, apresentações artísticas e ações de saúde.

Para que empresas, entidades e demais grupos possam construir suas próprias ações, o Denatran disponibiliza materiais para download em um site especialmente dedicado ao Maio Amarelo. Na página, também é possível acompanhar as ações promovidas ao longo dos últimos anos e notícias do movimento em todo o país. O endereço eletrônico da página é www.maioamarelo.com