Você está aqui: Entrada Notícias Legislativo entrega diploma de destaque a enfermeiros e garis

Legislativo entrega diploma de destaque a enfermeiros e garis

03/07/2018 – A homenagem aconteceu em sessão solene no último dia 29

Três profissionais da enfermagem e dois trabalhadores da limpeza pública foram reconhecidos pela Câmara por meio da entrega de honrarias. A homenagem aconteceu em sessão solene no último dia 29, com a presença de vereadores e demais autoridades municipais, além de familiares e colegas de trabalho dos homenageados.

Foram escolhidos para receber o diploma Enfermeiro Destaque do Ano Clenir Salete dos Santos Soares, Sandra Angelina Mari Lourenço Machado e Fábio Doll do Nascimento, indicados, respectivamente, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, Secretaria Municipal de Saúde e Unimed Cooperativa de Trabalho Médico. Quanto aos representantes dos trabalhadores da limpeza pública, foram escolhidos  como Gari Destaque do Ano a gari Rosaria Maria de Fátima Bortoleto e o coletor Cícero da Silva.

Conduzida pelo presidente da Casa, Vadão da Farmácia (PTB), a mesa solene contou com a presença dos secretários municipais de Gabinete, Saúde e de Serviços Públicos, Água e Esgoto, respectivamente, José Manoel Sanchez, Gilmar Trecco Cavaca e Cleverson José de Souza, o Tody.

Na mesma solenidade, o advogado e professor José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça, recebeu título Cidadão Biriguiense, sendo convidados para a mesa solene os também ex-ministros Valdir Moysés Simão e Carlos Eduardo Gabas (leia mais).

03-07-2018 balanço solene garis e enfermeiros interno1.jpg
Os homenageados da noite com vereadores e demais autoridades da mesa

O diploma Enfermeiro Destaque foi instituído em 2015 pela lei municipal nº 5973, após proposta da então vereadora Drª Osterlaine.

Também concedida desde 2015, a honraria aos garis foi criada por iniciativa do vereador José Fermino Grosso (DEM), e acompanha a comemoração ao Dia Municipal do Gari, celebrado em 16 de maio como parte do calendário oficial do município.

Além de Fermino e do presidente da Casa, prestigiaram a solenidade o vice-presidente Zé Luis Buchalla (PRP) e os vereadores Andrey Servelatti (PSDB), Cesinha Pantarotto (Podemos), Kal Barbosa (PSB), Eduardo Dentista (PT), Felipe Barone (PPS) e Odair da Monza (PSC).

Enfermeiros

03-07-2018 balanço solene garis e enfermeiros interno3.jpg
O secretário de Saúde com os enfermeiros homenageados Sandra, Clenir e Fábio

CLENIR SALETE DOS SANTOS SOARES, trabalhadora da Santa Casa de Birigui, nasceu e Concórdia/SC, em 9 de julho de 1964, mas mora em Birigui há 38 anos.

Frequentou o Colégio Técnico de Birigui em 1986, onde formou-se técnico de enfermagem, antes de graduar-se na área, em 2006, pela UNIP. Desde 2011, é pós-graduada em Enfermagem Obstetrícia pela Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista de Tupã.

É enfermeira na Santa Casa desde 2005, o mesmo hospital em que começou sua carreira ainda como auxiliar em 1986. Nesse intervalo, trabalho em um hospital particular, na Santa Casa de Araçatuba  e nos hospitais Felício Luchini e Unimed de Birigui. Atuou ainda como docente nos cursos Técnico de Enfermagem no SENAC de Araçatuba e na graduação em Enfermagem da Faculdade de Saúde de São Paulo, na cidade de Penápolis.

SANDRA ANGELINA MARI LOURENÇO MACHADO, servidora da Secretaria Municipal de Saúde, é biriguiense, nascida em 22 de dezembro de 1967. Graduou-se em Enfermagem em 1990 pela USC (Universidade Sagrado Coração), em Bauru, e é pós-graduada em Administração em Serviços de Saúde. Dos 28 anos de trabalho dedicados à enfermagem, 22 foram exercidos na administração municipal.

FÁBIO DOLL DO NASCIMENTO nasceu em São Paulo, mas há 35 anos reside em Coroados, município vizinho de Birigui. Pelo Instituto Educacional de Araçatuba, formou-se em Auxiliar de Enfermagem e Técnico em Enfermagem antes de graduar-se na área pelo Unisalesiano Araçatuba. Sua carreira profissional na Unimed soma atuações junto aos setores Clínico e Cirúrgico, além do Pronto Atendimento e da Unidade de Terapia Intensiva. 

Garis

03-07-2018 balanço solene garis e enfermeiros interno2.jpg
Fermino, autor da propositura, com os homenageados Rosaria e Cícero

CICERO DA SILVA nasceu em Santópolis do Aguapeí, em 21 de setembro de 1964. Chegou a Birigui em 1980, onde executou vários serviços, entre os quais, cortador de calçados e frentista. É servidor municipal desde 1999, exercendo a função de coletor até os dias de hoje. Cícero da Silva tem também ativa participação em grupos de auxílio social, sendo integrante dos grupos Maria de Nazaré e Pastoral da Criança.

ROSARIA MARIA DE FATIMA BORTOLETO é natural de Bilac, nascida em 19 de fevereiro de 1953. É moradora de Birigui há 65 anos, onde já trabalhou na roça e como doméstica. Exerceu também a função de zeladora da capela São José, no bairro rural do Veado. Foi aprovada no concurso da Prefeitura há 22 anos, e desde então presta serviços como gari.