Você está aqui: Entrada Notícias Médicos Rogéria Pontes e Alfredo Querino recebem homenagens
Acções do Documento

Médicos Rogéria Pontes e Alfredo Querino recebem homenagens

25/11/2021 – Ambos foram contemplados com o título Cidadão Biriguiense, em espaço solene durante sessão ordinária

O Poder Legislativo concedeu dois títulos de Cidadão Biriguiense a personalidades que se destacaram em sua atuação no município. A médica otorrinolaringologista Rogéria Azevedo Souza Pontes e o psiquiatra Alfredo Querino da Silva foram homenageados em espaço solene da 31ª sessão ordinária do ano, realizada na última terça-feira, 23.

Além dos homenageados e da mesa diretora da Câmara, formada pelo presidente Cesinha Pantarotto (PSD), o vice-presidente Andre Fermino (PSDB), e os secretários Drª Osterlaine (DEM) e Everaldo Santelli (PV), a mesa solene contou com a presença da secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, primeira-dama do município.

Aprovadas por unanimidade pela Casa no início de 2020, as homenagens tiveram como autores, respectivamente, os vereadores Benedito Dafé (PSD) e Cesinha Pantarotto.

 

24-11-2021 balanço 31ª sessão ordinária interna4.jpg

 

Em discurso na tribuna, Dafé destacou a carreira profissional e de serviços voluntários da Drª Rogéria. “Hoje é um dia especial, porque nossa cidade ganha de forma oficial essa cidadã referência em sua área e com um currículo extenso de ajuda ao próximo”, comentou.

A médica homenageada, em discurso de agradecimento, contou sobre a grande influência que a cidade de Birigui exerceu em sua formação pessoal, e sobre os amigos que estão em seu caminho desde sua chegada à cidade, em 1992. “Receber uma homenagem como esta é um momento extremamente ímpar, de muito brilhantismo e honra para mim, muito obrigada pela indicação”, declarou.

Já para parabenizar o Dr. Querino, em nome de todos os parlamentares, fez uso da tribuna o presidente da Casa, autor da homenagem. “Como amigo, desconheço uma pessoa tão boa quanto você. Só tenho a agradecer por tudo que fez por essa cidade, que hoje está te reconhecendo como um filho. É com muito orgulho que entrego essa honraria”, destacou Pantarotto.

Em seu discurso, o homenageado revelou que sempre se considerou biriguiense, e que, durante muitos anos de sua vida, a ideia de receber o título fazia-o recordar-se com certa tristeza do fato de não ser naturalmente do município. “Agradeço muito a oportunidade de aqui estar, e de daqui sair como cidadão biriguiense”, declarou.

 

Biografias

24-11-2021 balanço 31ª sessão ordinária interna2.jpg

Alfredo Querino da Silva, nasceu em 27 de abril de 1944, na cidade de Buritama, mas teve a cidade de Lourdes como moradia durante os primeiro anos da infância. Em Birigui, cursou as etapas de ensino fundamental e médio antes de mudar-se para São Paulo, onde fez o curso preparatório para a faculdade de Medicina. Formou-se em 1969 pela Faculdade de Ciências Médicas e Biomédicas de Botucatu.

Durante sua carreira profissional, atuou como cirurgião geral, clínico geral, perito médico e médico psiquiatra, especialidade que exerceu por mais de 20 anos no Hospital Felício Luchini, onde também atuou como diretor clínico. Como perito, foi médico concursado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Na área social, participou ativamente de diversas entidades, como o Centro Espírita Amor e Caridade e Entidade Assistencial Casa Vovó Jerônima – nesta última, localizada no município de Lourdes, como um dos fundadores.

Atualmente, exerce a Psiquiatria em seu consultório particular e na entidade biriguiense Ave Cristo.

Dr. Querino é casado há quase 50 anos com Gelza Ângelo Cintra Querino da Silva, com quem tem os filhos Regina, Arnaldo e Ana Carolina; e os netos Lucas, Renata, Amanda, Rafael, Julia e Felipe.

 

24-11-2021 balanço 31ª sessão ordinária interna1.jpg

Rogéria Azevedo Souza Pontes, é natural de Barra do Piraí/RJ, e formada pela Faculdade de Medicina Fundação Oswaldo Aranha, em Volta Redonda/ RJ. Ainda na capital fluminense, concluiu estágio em Emergência na Otorrinolaringologia no Hospital Souza Aguiar e cursou residência médica no Hospital dos Servidores do Estado. É especialista em Medicina do Tráfego e pós-graduada em Saúde Pública.

Chegou a Birigui em 1992, ao casar-se com o biriguiense Wlamir Pontes, com quem tem os filhos Alexandre e Nicole. Ao iniciar sua carreira na cidade, conheceu o trabalho do Hospital Felício Luchini, onde voluntariou-se no atendimento gratuito dos pacientes.

Foi membro do Conselho Técnico da Unimed por dois mandatos, presidiu a Casa da Amizade do Rotary Clube XIX de Abril no biênio 2005/2006; participou da fundação da Ordem Paramaçônica Estrela do Oriente na cidade, em 2001, exercendo sua presidência em 2002 e 2003, e ingressou no Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente, para a qual foi eleita presidente entre 2013 e 2015. Durante esse período, idealizou o projeto de construção da Fundação Casa das Estrelas, inaugurada em 2019, um centro de apoio a pacientes ligados à maçonaria, localizado em Barretos. Por esse projeto, foi convidada a participar, no triênio 2018/2021, do Comitê do Câncer da Ordem Internacional da Estrela do Oriente, com sede nos Estados Unidos. E, no último dia 4, também pela Ordem Internacional, foi empossada embaixadora para a região Sul do Brasil.

Além da filantropia, atualmente dedica-se ao atendimento clínico na área da otorrinolaringologia. 

 

 24-11-2021 balanço 31ª sessão ordinária interna3.jpg

 

 

 

Amanda Reis
Assessoria de Imprensa/CMB

1º Biênio 2021-2022
Vereadores da 18ª Legislatura
Sessões Gravadas
Diário Oficial de Birigüi
Diário Oficial de Birigüi
Ouvidoria Legislativa
WebMail
RH Online
 

Banners Banners Banners