Você está aqui: Entrada Notícias Parlamentares analisam finanças do primeiro quadrimestre

Parlamentares analisam finanças do primeiro quadrimestre

30/05/2019 - O Executivo apresenta regularmente o balancete à Comissão de Finanças da Casa

Diante da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Contabilidade, da Câmara Municipal, representantes do Executivo apresentaram ontem, 29, o balancete financeiro do município referente ao período de janeiro e abril desse ano. A audiência pública sobre o assunto faz parte do calendário de reuniões promovidas pela Casa, uma vez que está entre as atribuições da comissão a avaliação do cumprimento das metas fiscais fixadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O grupo tem como presidente o vereador Eduardo Dentista (PT), que coordenou os trabalhos da audiência, e como integrantes Zé Luis Buchalla (Patriota) e Fermino (DEM). Os parlamentares Dafé (PV) e Cesinha Pantarotto (Podemos), compareceram ao evento e acompanharam a apresentação dos dados, feita pelo secretário municipal de Finanças, Fábio Vieira Pinto.

O chefe da pasta contou também com o auxílio do diretor de Orçamento, Antônio Donizete Caetano Alves, e dos contadores Max Angelson Menez Oliveira e Antonio Seno Neto.

30-05-2019 audiencia publica 1 quadri interna.jpg

Conforme os dados apresentados, o município somou R$ 136 milhões em arrecadação, atingindo 38,6% da meta anual, estabelecida em R$ 351 milhões Em comparação com o mesmo período arrecadado no ano anterior, o aumento na arrecadação foi de 17,99%, o que corresponde a R$ 20 milhões.

Quanto às principais receitas, lidera a tabela o IPTU, que representa 16% de toda a receita. O crescimento em relação à 2018 foi de 16,79%. Também são expressivas as arrecadações via Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

30-05-2019 tabela receitas.bmp

Quanto às despesas, foram empenhados R$ 186 milhões, dos quais R$ 103 milhões fazem parte das despesas já processadas e R$ 75 milhões, pagas. A meta do orçamento é de R$ 379 milhões em despesas, para o ano.

Sobre o montante já empenhado, o maior investimento é em Saúde, com um total de mais de R$ 60 milhões, seguido da área da Educação, que recebeu R$ 47 milhões.

Confira a descrição das despesas na tabela abaixo:

30-05-2019 tabela despesas.bmp

O balancete completo apresentado na reunião é disponibilizado pela administração municipal, como parte do cumprimento das leis sobre transparência na aplicação de recursos públicos. Para acessar o material, clique aqui.