Você está aqui: Entrada Notícias Rodrigues Viola recebe título Cidadão Biriguiense

Rodrigues Viola recebe título Cidadão Biriguiense

22/08/2019 – Ícone da preservação da música raiz na cidade, o músico foi homenageado durante espaço solene da sessão ordinária

Adílson Rodrigues Silva, conhecido por Rodrigues Viola, foi recebido no plenário do Legislativo na última terça-feira, 20, onde recebeu o título Cidadão Biriguiense. A homenagem foi concedida em espaço solene da sessão ordinária, por meio de projeto do vice-presidente da Casa, vereador Ferrari (DEM), aprovado por unanimidade em 18 de junho.

A mesa solene para a entrega da honraria contou com a presença do presidente da Câmara, Felipe Barone (Cidadania), do vice, Ferrari, dos secretários da mesa, Fabiano Amadeu (Cidadania) e Andrey Servelatti (PSDB), e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Bernardes. O homenageado esteve acompanhado da esposa, Rafaela Silva, e foi prestigiado também por amigos e familiares, que compareceram ao plenário.

22-08-2019 rodrigues viola cidadão biriguiense interna1.jpg
O músico recebe a placa pelas mãos do autor da homenagem, Ferrari

Durante seu discurso, Rodrigues Viola falou do sentimento de gratidão que o significado da honraria tem para ele. “A partir de hoje eu me sinto registrado novamente, e agora na terra que eu amo, respeito e onde quero ser enterrado um dia. Sou apaixonado por esta cidade”, declarou, “Sou caipira de coração. E biriguiense de alma”, acrescentou.

22-08-2019 rodrigues viola cidadão biriguiense interna2.jpg
Vereadores e integrantes da mesa solene parabenizam o homenageado

Biografia

Adilson Rodrigues Silva é natural de Corbélia, cidade paranaense, nascido em 1976. Conheceu os clássicos da música caipira ainda criança, sob a influência da família, e brincava de reproduzir as canções pegando escondido o violão de seu pai. Em busca de trabalho, em 1992 a família chega a Birigui, onde já moravam alguns parentes. Rodrigues teve seu primeiro emprego formal em um supermercado, onde também conheceu os amigos com os quais formaria sua primeira banda.

Logo é incentivado a dar aulas de violão e, em 1994, torna-se professor da escola de música da família Cristovam. Dois anos depois, inicia seu projeto particular ao fundar a Colibri Ensino Musical, para ensinar violão e viola caipira.

A dupla Rodrigues Viola e Delabella, formada em 2001, ganhou vários festivais pela região, seguida da formação Rodrigues Viola e Henrique, iniciada em 2004, campeã no festival da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, onde 44 cidades competiram.

22-08-2019 rodrigues viola cidadão biriguiense interna3.jpg
O homenageado com a esposa, Rafaela, e a filha do casal, Maria Clara

Rodrigues também foi ganhador do 1º prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, em 2005, que o consagrou como 8º melhor violeiro do pais e levou seu trabalho a uma mostra sobre cultura brasileira realizada na Suíça.

Com mais de 20 anos de atividades em Birigui, sua escola segue formando cantores e instrumentistas representantes da música raiz, fomentando a preservação e disseminação da cultura caipira.