Você está aqui: Entrada Notícias Seis documentos recebem aprovação em sessão extraordinária

Seis documentos recebem aprovação em sessão extraordinária

03/07/2018 – A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira para apreciar projetos do Executivo

Todos os seis itens da pauta da sessão extraordinária marcada para as 16h desta terça-feira, 3, foram aprovados em plenário. Entre eles estava o projeto, deliberado em segundo turno de votação, que institui as diretrizes gerais para a elaboração da lei orçamentária do município referente ao exercício financeiro de 2019. O documento já havia sido aprovado por unanimidade em primeiro turno em 5 de junho.

A reunião contou com a presença de 14 vereadores, sendo os ausentes Dafé (PV), Fermino (DEM) e Rogério Guilhen (PV). Apenas duas matérias não receberam aprovação unânime.

O vereador e vice-presidente da Casa, Zé Luis Buchalla (PRP), foi o único voto contrário ao projeto que altera trechos da lei complementar de 2010 sobre o Código de Obras e Edificações, adequando os parâmetros para os processos de aprovação dos projetos de edificações novas, reformadas ou reconstruídas. A proposta ainda precisa ser submetida a um segundo turno de votação em plenário.

E o vereador Eduardo Dentista (PV) foi o único voto contrário ao projeto de lei complementar que inclui no perímetro urbano um imóvel rural localizado na Estrada Municipal José Moimás Neto (BGI 010), a pedido do próprio proprietário, cuja parte do imóvel já se encontra em área urbana.

Recebeu aprovação o projeto que cria a campanha socieducativa “Dar Esmolas Não Alimenta”, a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O objetivo é desestimular a prática de dar esmolas e promover a conscientização sobre a importância do encaminhamento correto dessas pessoas aos serviços sociais existentes.

As ações devem acontecer por meio da distribuição de panfletos e instalação de placas em locais de grande circulação, informando telefones de contato com os serviços de ação social.

A ideia do projeto foi levada ao Executivo por um grupo de parlamentares formado por Andrey Servelatti (PSDB), Kal Barbosa (PSB), Eduardo Dentista, Buchalla e Odair da Monza (PSC).

O mesmo grupo de vereadores foi responsável por apresentar ao Executivo a proposta, também aprovada hoje, que concede aos ônibus de turismo o direito de utilizar a plataforma do terminal rodoviário "Pedro Sanches y Sanches" para o embarque e desembarque de passageiros. Para acompanhar a votação, estiveram no plenário integrantes do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) local.

O documento estabelece que os ônibus devem estar inscritos no Cadastro de Contribuintes Mobiliários; e que as empresas de turismo não utilizem o espaço para serviços de carga e descarga de encomendas, atividade restrita aos veículos regularizados de transporte intermunicipal e interestadual.

E também recebeu aprovação unânime o projeto que revoga lei municipal de 2013 para que o município deixe de assumir as despesas com débitos precatórios da Fundação Municipal de Ensino. A lei a ser revogada existe desde 2013 e incluía nos débitos do município os precatórios da entidade. Na justificativa, o Executivo argumentou que a fundação possui orçamento próprio e que a administração municipal vem passando por dificuldades financeiras.

Devido ao recesso legislativo do mês de julho, não há sessões ordinárias agendadas no mês. Porém, sessões extraordinárias podem ser convocadas.