Você está aqui: Entrada Notícias Última ordinária do mês é marcada pela entrega de três honrarias

Última ordinária do mês é marcada pela entrega de três honrarias

22/02/2018 – Célia Maria Calixto, Idécio Pulzatto e Mozar Messias de Souza Filho são homenageados pela Casa

O Legislativo de Birigui promoveu na última terça-feira, 20, a entrega de homenagens a três personalidades que se destacaram em suas contribuições sociais. O reconhecimento aconteceu durante espaço solene da 3ª sessão ordinária. Foram agraciados a professora e pianista Célia Maria Calixto, o barbeiro Idécio Pulzatto e o capitão PM Mozar Messias de Souza Filho.

Como autoridades convidadas, participaram da mesa solene o chefe de gabinete da Prefeitura, José Manoel Sanchez, e o tenente coronel Paulo Henrique Lazarini, comandante do 2º Batalhão da Polícia Ambiental, junto com a direção da Casa, formada pelo presidente Vadão da Farmácia (PTB), vice-presidente Zé Luis Buchalla (PRP) e os secretários Felipe Barone (PPS) e Odair da Monza (PSC).

22-02-2018 balanço espaço solene interna1.jpg

Célia Maria Calixto foi contemplada com o diploma Honra ao Mérito. A iniciativa foi aprovada após projeto do vereador Eduardo Dentista (PT).

Também recebeu Honra ao Mérito o barbeiro biriguiense Idécio Pulzatto, por meio de proposta assinada pelo vereador Zé Luis Buchalla. O mesmo parlamentar recebeu a aprovação de seu projeto para homenagear o capitão PM Mozar Messias de Souza Filho com o título Cidadão Biriguiense, também entregue durante o espaço solene.

Além dos vereadores da mesa diretora e dos autores das homenagens, prestigiaram a cerimônia Andrey Servelatti (PSDB), Dafé (PV), Carla Protetora (PSD), Cesinha Pantarotto (Podemos), Kal Barbosa (PSB), Paquinha (PMDB), Leandro Moreira (PRB), Ferrari (DEM), Pastor Reginaldo (PTB) e Rogério Guilhen (PV).

Biografias

Célia Maria Calixto é biriguiense, nascida em dia 18 de novembro de 1951. Professora formada em piano clássico e popular, é licenciada em Ciências Biológicas e dedicou-se por 20 anos à Escola Estadual Regina Valarini Vieira. Desde criança desenvolve trabalhos manuais, estendendo a atividade em auxílio a pacientes do Hospital do Câncer, a quem doa peças de enxoval. Também participa do GRAAC (Grupo de Apoio a Criança com Câncer). Tem os filhos Maria Paula, Cândido Augusto e Maria Fernanda; e as netas Bárbara e Beatriz.

22-02-2018 balanço espaço solene interna2.jpg
A professora Célia Calixto com o autor de sua homenagem, vereador Eduardo Dentista

Idécio Pulzatto, mais conhecido por Décio, é pioneiro em Birigui na atividade de barbearia. Nascido em 15 de abril de 1942, teve 58 dos seus 75 anos de vida dedicados à profissão. Foi alfabetizado na escola do bairro rural do Boato, onde sua família cultivava café. Aos 14 anos, mudou-se com a família para o Córrego do Almoço, chegando a zona urbana em 1959, quando aprendeu a profissão à qual se dedicaria por quase toda a vida. É casado com Maria Aparecida Paludetto Pulzatto, com quem tem as filhas Neila e Adriana e cinco netos: Beatriz, João Carlos, Eduardo, Vitória e Catharina.

22-02-2018 balanço espaço solene interna3.jpg
O barbeiro Idécio Pulzatto com o autor da honraria, Zé Luis Buchalla

Mozar Messias de Souza Filho nasceu em Penápolis, em 16 de fevereiro de 1968. Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 25 de julho de 1988. É bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco; graduado em Ciências Jurídicas e mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Conquistou o posto de capitão em 2010 e recentemente comandou a 1ª Companhia de Policiamento Ambiental, com sede em Birigui. Atualmente, compõe o Estado Maior do Batalhão. É casado com Elisa Kinuko Belmar Fugie de Souza e pai de Bruno, Pedro, Heloisa e Isabel.

22-02-2018 balanço espaço solene interna4.jpg
O vereador Zé Luis Buchalla entrega título ao capitão PM Mozar Messias de Souza Filho

Texto e fotos: Amanda Reis