Você está aqui: Entrada Notícias Vereador Vieira da Farmácia solicita melhorias para portadores de deficiências e cadeirantes

O vereador Vieira da Farmácia presenciou o atendimento feito a uma cadeirante em uma agência bancária de Birigüi e observou que a Lei 4.886/2007 não está sendo cumprida; Indicação pede elevador e banheiros adaptados.

O vereador Euclides Vieira, o Vieira da Farmácia, procurou a Diretoria de Cadastro e Fiscalização da Prefeitura de Birigüi para que as agências bancárias da cidade cumpram o que determina a Lei 4.886, de julho de 2007, que institui no município o Código de Posturas Bancárias.

De acordo com o vereador, no último dia 19 de abril ele presenciou o atendimento feito a uma cadeirante em uma agência bancária de Birigüi. O nome da agência foi preservado, porém o vereador resolveu visitar todas as agências de Birigüi, constatando que nenhuma delas oferece atendimento apropriado às pessoas que usam cadeira de rodas, também chamados de cadeirantes.

“Visitei o setor competente da Prefeitura e solicitei fiscalização nas agências bancárias, pois o atendimento que está sendo feito aos cadeirantes está em desacordo com a Lei 4.886/2007. Em um dos bancos, observei a dificuldade do cadeirante ao chegar no caixa, pois todos eles estão fora da altura adequada para atender pessoas que usam cadeira de rodas”, disse o vereador Vieira.

Segundo Vieira, o artigo 11 da Lei 4.886/2007 determina que as instalações mobiliárias da agência bancária devam estar adequadas a Norma Brasileira 9050 (NBR 9050/2004) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Isso não acontece nas agências de Birigüi, pois todos os caixas estão altos demais para os cadeirantes. Outra norma não respeitada é em relação ao assento fixo oferecido nos bancos. Nesta área, é obrigatório um espaço apropriado para cadeirantes”, falou o vereador.

A iniciativa do vereador Vieira foi elogiada pelo vereador Elias Antônio Neto, o Dr. Elias, autor do Código de Posturas Bancárias em Birigüi. “A Lei só será cumprida com a ajuda de todos. O cidadão deve cobrar, solicitar ao gerente do banco uma solução para o problema. É obrigação das agências bancárias seguir o que determina a Lei”, comentou Dr. Elias.

INDICAÇÃO - Vieira da Farmácia protocolou na Câmara uma INDICAÇÃO, solicitando a Prefeitura de Birigüi estudos para que o Fórum construa sanitários para portadores de deficiência e cadeirantes, além da instalação de elevador adequado para os deficiêntes e pessoas que usam cadeira de rodas.

Vieira afirma que foi procurado por familiares de portadores de deficiência, que alegam falta de estrutura apropriada para esse público. (TL)

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA DE BIRIGÜI