Você está aqui: Entrada Notícias Vereadores questionam suspensão da coleta seletiva

Vereadores questionam suspensão da coleta seletiva

13/07/2018 – Cesinha Pantarotto e Dafé visitaram o prédio que está sendo usado para a separação dos materiais

Anunciado em agosto do ano passado como o início da coleta seletiva em Birigui, o recolhimento e destinação correta de materiais recicláveis não está em funcionamento na cidade. A paralisação foi constatada na manhã de hoje, 13, em visita dos vereadores Cesinha Pantarotto (Podemos) e Benedito Dafé (PV) ao prédio onde é feita a separação dos materiais.

Localizado no bairro Quemil, o espaço abriga a Cooperativa dos Trabalhadores José Clemente, fundada em 2002. O grupo conta hoje com apenas oito coletores de recicláveis, que sobrevivem da venda de papéis, plásticos, metais e vidros. A média mensal de material recebido também é pequena, apenas seis toneladas, gerando a cada cooperado uma remuneração aproximada de R$ 700 por mês.

Os vereadores foram recebidos pelo vice-presidente da cooperativa, Márcio Soares, segundo o qual as atividades acontecem por iniciativa própria dos catadores. O grupo tem recebido o apoio do Instituto Federal, que promove a construção de uma esteira, além da preparação de cursos e capacitações voltadas tanto à logística da cooperativa quanto à assistência social.

Conforme foi constatado pelos parlamentares, o local está recebendo apenas os recicláveis de condomínios residenciais, cuja coleta é feita pelos próprios cooperados em veículos alugado. Além disso, a cooperativa recolhe o que é descartado nos containers que servem como postos fixos.

“Queremos saber se o reciclável está sendo recolhido das casas, porque ou a coleta não está acontecendo ou o material não está sendo trazido ao devido local”, comentou Cesinha.

13-07-2018 cooperativa reciclaveis interna2.jpg
Cesinha, o secretário Tody, Dafé e Soares, vice-presidente da cooperativa

A coleta seletiva em Birigui foi anunciada pela Prefeitura em agosto do ano passado, com previsão de atender inicialmente 13 bairros. Na ocasião, foi divulgado o calendário de ampliação do serviço que previa alcançar 30% do município em setembro, 60% em outubro e, finalmente, abrangência total até o final de novembro. Ainda conforme o que foi divulgado, os caminhões da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto fariam a coleta dos recicláveis às quartas e quintas e recolheria o lixo tradicional nos demais dias da semana.

“Foi realizado um amplo trabalho de divulgação para mobilizar a população, mas a coleta não está acontecendo provavelmente há seis meses, pelo que conseguimos apurar”, contou Dafé.

O parlamentar lembrou ainda que a implantação da coleta seletiva do lixo foi uma das exigências da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para conceder ao município a licença de uso do aterro sanitário.

Durante a visita, os vereadores entraram em contato com o secretário de Serviços Públicos, Cleverson José de Souza Tody, que foi até a sede da cooperativa. "O problema da coleta seletiva em Birigui é histórico. Foi dado início, mas tivemos problemas de logística. Um planejamento está acontecendo e também estamos resolvendo questões jurídicas para poder implementar o serviço", respondeu o responsável pela pasta que realiza a coleta.

Diante do cenário encontrado, os vereadores se reuniram no período da tarde com o secretário, juntamente com o responsável pela pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão Guimarães, dos quais receberam explicações e a promessa de esforços para que a coleta seletiva seja reestabelecida o quanto antes.

"Existem algumas providências burocráticas que precisam ser tomadas e vamos acompanhar de perto a resolução delas", garantiu Cesinha.

Doação

Interessados em doar materiais recicláveis aos catadores podem ir até a sede da cooperativa, na rua Ermando Zin, 701, no bairro Quemil, das 7h às 11h e das 12h30min às 17h.