Você está aqui: Entrada Notícias Vereadores recebem treinamento sobre o exercício da função

Vereadores recebem treinamento sobre o exercício da função

02/02/2021 – As orientações foram dadas por servidores da Câmara, que também esclareceram dúvidas

Os 15 parlamentares que assumiram neste ano cadeira no Legislativo de Birigui receberam um treinamento sobre o exercício da vereança, com noções teóricas e práticas da atuação. As orientações foram prestadas por servidores da Casa na última semana e contaram também com a presença dos assessores parlamentares.

Os eleitos para o quadriênio 2021/2024 participam hoje, dia 2, às 17h, da primeira sessão ordinária, que tem quatro projetos na pauta de votações (saiba mais). A legislatura conta com nove parlamentares novos e seis reeleitos.

O treinamento realizado contou com as explanações do procurador jurídico da Casa, Wellington Castilho Filho, que falou sobre a constitucionalidade e a legalidade que devem prevalecer nas proposituras. Foram esclarecidas também questões que envolvem as iniciativas que são de competência dos parlamentares e as que são exclusivas do Executivo.

02-02-2021 treinamento vereadores interna1.jpg
Vereadores e assessores participaram da programação

Orientações para um bom relacionamento com a imprensa e as funções da Assessoria de Imprensa da Casa foram prestadas pela jornalista Amanda Rodrigues dos Reis, que também é servidora do Legislativo. A apresentação tratou ainda sobre o respeito aos símbolos nacionais, imagem e reputação de agentes políticos, atendimento a jornalistas e etiqueta em eventos públicos.

Na sequência, os tipos de homenagens e solenidades realizadas pela Câmara foram explicadas pela chefe do Serviço de Cerimonial, Cássia Moimaz Tossatto Nogueira. Os vereadores foram orientados sobre as proposituras por meio das quais é possível prestar homenagem a personalidades que contribuíram com o município.

Votação

O treinamento foi finalizado com simulações práticas do sistema eletrônico de votação, aplicado por Marcelo Javarez, diretor da Install Tecnologia. A empresa, sediada em Araçatuba, é a responsável pela implantação do sistema, utilizado pelos vereadores para votar requerimentos e projetos durante as sessões.

02-02-2021 treinamento vereadores interna2.jpg
O painel de votações traz agilidade e transparência ao processo

Por meio de terminais instalados nas bancadas, os parlamentares decidem o voto e o resultado é exibido em um telão no centro do plenário. O mesmo processo é utilizado para o registro da presença em plenário durante as verificações de quórum e a inscrição para o uso da tribuna nos blocos de Tribuna Livre e Explicações Pessoais.

A informatização das votações foi implantada em setembro de 2019. A iniciativa garantiu agilidade e transparência à participação parlamentar no processo legislativo, colocando a Câmara de Birigui entre as mais modernas da região.

1º Biênio 2021-2022
Vereadores da 18ª Legislatura