Você está aqui: Entrada História História da Câmara de Birigüi

História da Câmara de Birigüi

A criação da Câmara Municipal e seus primeiros representantes.

:: História da Câmara Municipal de Birigüi

A primeira Câmara Municipal se instala a 19 de fevereiro de 1.922.

E naquela tarde, às 13 horas e 25 minutos, deu posse os vereadores eleitos para a primeira Câmara Municipal de Birigüi que ficou constituída dos Srs. Edgard Ájax dos Reis - Presidente e Manoel Lino Filho - Vice-presidente; Basílio Troncoso, Antônio Azevedo Marques, sendo eleitos por ela os Srs. Archibaldo Clark - Prefeito e Osório Hilário Pontes - Vice-prefeito Municipal.

Os primeiros vereadores:

Após esta primeira constituição da Câmara Municipal, outras legislaturas foram se sucedendo.

primeirosv.jpg
*Fotografia tirada por ocasião da posse dos membros da primeira Câmara Municipal de Birigüi, em 19/2/1922, vendo-se entre outros, da esquerda para a direita, o Sr. Roberto Clarck e o Rev. Afonso Romano Filho, ex-reitor do Inst. Noroeste.

No triênio 1.926 a 1.928, os seguintes vereadores compuseram a Câmara: Basílio Troncoso, José Lopes Ferreira Pinto, José Xavier Soares, Domingos Vergílio, Georgino Paulino dos Santos, José Troncoso, Luís Maroni.

De 1.929 a 1.931, os vereadores foram estes: Georgino Paulino dos Santos, José Xavier Soares, José Troncoso, Domingos Vergílio, João Abdo e José Antonio Barbosa.

De 1.948 a 1.951 - Dr. Carlos Raposo de Medeiros, Dr. Viriato da Silva Nunes, Dr. Benedito Augusto Machado, Dr. Afonso Henrique de Melo, José Spínola de Mello, Francisco Giampietro, João de Sousa Villaça, Dr. Gamaliel Pereira da Cruz, Dr. José de Arruda Camargo, Anthero dos Santos, Antônio Canassa e José Bianco Filho.

De 1.952 a 1.955 - Dr. Demóstenes Guanaes Pereira, Carlos Silveira Machado, Dionísio José dos Santos Filho, Florindo Lot, Francisco Sanches Figueira, Dr. Gamaliel Pereira da Cruz, Irineu Centenaro, João Sanches Filho, Jorge Ferrari, José Spínolla de Mello, José Fiorim, Dr. Luís Melhado Campos, Manoel Sanches, Pulcina Moutinho Gonçalves, Profa. Esmeralda Milano Maroni, (as primeiras mulheres vereadoras de Birigüi), Prof. Sebastião de Souza Bueno e Wilson Troncoso.

De 1.956 a 1.959 - Darcy Balabém, Prof. Eliseu Lautenschlager, Euclides de Almeida, Florindo Lot, Gessé Gajardoni, Irineu Centenaro, João Capato, João Sanches Filho, Jorge Ferrari, José Estrada Carmona, Nelson Gerbasi, José Fiorim, Lauro Cotrim, Primo Lot, Waldir Momesso, Wilson Ferracino Bilia e Wilson Strose.