Você está aqui: Entrada Notícias 15 DE FEVEREIRO – Seis projetos serão discutidos e votados na próxima sessão da Câmara de Birigui
Acções do Documento

15 DE FEVEREIRO – Seis projetos serão discutidos e votados na próxima sessão da Câmara de Birigui

De autoria do vereador João Marin, projeto institui no município o Programa “A Câmara com Você”. A proposta é popularizar os trabalhos Legislativos; Dr. Elias é autor de projeto que declara de utilidade pública o Abrigo Vó Tereza; Outros 4 projetos estão na Ordem do Dia.

Cinco projetos de lei e um projeto de resolução serão discutidos e votados na sessão ordinária da Câmara de Birigui da próxima terça-feira, dia 15 de fevereiro.  A reunião do Legislativo começa às 19h e acontece no salão da Associação Comercial e Industrial de Birigui (ACIB).


Retorna ao plenário o projeto de lei 120/2010, de autoria do vereador Paulo Roberto Bearari, que dispõe sobre a obrigatoriedade de reservatórios e captadores de água da chuva nos postos de combustíveis e estabelecimentos de lavagem de veículos existentes em Birigui.


Segundo o vereador, pesquisas apontam que no futuro a humanidade sofrerá com a falta de água e o projeto visa economizar esse líquido, que é tão precioso para o planeta. “Economizar água é essencial para termos um futuro melhor. O projeto visa aproveitar a água da chuva para usá-las nos postos e locais de lavagem de veículos”, comentou Bearari.


O segundo item da Ordem do Dia é o projeto de lei 7/2011, de autoria do Executivo. A propositura adota o nome do Professor Dario Angelo Tantin para denominar Escola Municipal de Educação Infantil.


Caso o projeto seja aprovado, a nova escola de Birigui, localizada na Avenida João Cernack, 2.853, na Vila Brasil, será chamada de EMEI Prof. Dario Angelo Tantin. O homenageado nasceu em Birigui, em 1937. Após estudar no Grupo Escolar Geni Leite da Silva, transferiu-se para o Instituto Noroeste de Birigui. Também no Noroeste concluiu o Curso Normal, que lhe deu o certificado de professor. Em 1971 terminou Pedagogia em Lins e passou a ser reconhecido em Birigui e região pelo seu profissionalismo e caráter exemplar.


As escolas Geni Leite da Silva, Vicente Felício Primo, Roberto Clarck, Regina Valarine Vieira tiveram o privilégio de contar com o Professor Dario em seu quadro docente. Em 1978 concluiu o curso de Estudos Sociais e Geografia, na Faculdade de Ciências e Letras de Adamantina.

Lecionou nesta área, por mais duas décadas, no Instituto Noroeste de Birigui. Em 1990 casou-se com Sônia Maria Gonçalves e no mesmo ano foi convidado para assumir a coordenação pedagógica do Instituto Noroeste de Birigui. Em 1996 foi acometido por uma moléstia fatal, vindo a falecer em fevereiro do mesmo ano.


Também de autoria do Executivo, o projeto de lei 8/2011 adota o nome de “Ari Alves” para denominar o Restaurante Popular de Birigui, que está sendo construído na Rua Fundadores, 441, no centro da cidade.


Nascido em Birigui, em 1933, o homenageado trabalhou em seu primeiro emprego como vendedor da Casa Armênia. Depois, em 1957, adquiriu ao lado do tio, Antônio Esteves, a Padaria Saudades. No mesmo ano casou com Zilda Pereira. Em 1960, adquiriu a Padaria Vitória, muito freqüentada pelos alunos da escola Prof. Stélio Machado Loureiro, que se deliciavam com os quitutes de Dona Zilda. Do casamento, tiveram dois filhos biológicos e três adotivos. A maneira modesta e simples de viver do senhor Ari Alves cativou muitas pessoas, fazendo na cidade muitos amigos. Em março de 2004 Ari Alves faleceu em Birigui.


O presidente da Câmara de Birigui, vereador Elias Antônio Neto, o Dr. Elias, é autor do projeto de lei 9/2011, que declara de utilidade pública o Abrigo Vó Tereza.


Localizado na Rua das Hortênsias, no bairro Cidade Jardim, o Abrigo Vó Tereza presta um importante serviço para a comunidade, principalmente aos idosos. Entidade sem fins lucrativos, oferece auxilio aos necessitados. “Sendo de utilidade pública, o lar poderá pleitear recursos dos governos Estadual e Federal”, disse Dr. Elias, autor do projeto.

15menos3


De autoria do vereador Cristiano Salmeirão, o projeto de lei 11/2011 pede adoção do nome da Senhora Amália Calssavara Sabadin para denominar via pública em Birigui. A homenagem será no bairro Jandaia 3 Residencial Parque.


Nascida em Ibirá/SP, veio para Birigui em 1960, radicando-se na Vila Brasil, onde morou até seu falecimento, em 2004. Casada com Antônio Sabadin, teve seis filhos, sete netos e uma bisneta. “Mãe dedicada, avó amável e um exemplo de mulher, que colecionou boas amizades em Birigui. A Rua Amália Calssavara Sabadin é uma forma de homenagear esta brilhante senhora que só fez a bem aos seus familiares e amigos”, comentou Cristiano Salmeirão.

15menos1


O último item da Ordem do Dia é o projeto de resolução 1/2011, de autoria do vereador João Marin, que institui no município o Programa “A Câmara com Você”. A proposta é popularizar os trabalhos Legislativos, aproximando o contato direto do vereador com a população de cada região do município, seja ela urbana ou rural.


“Queremos promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, abrindo a perspectiva de trabalharem juntos a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o município”, disse João Marin. (TL)

15menos2
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA DE BIRIGUI
Jornalista responsável: Tiago Lotto (MTb: 33.699)

1º Biênio 2021-2022
Vereadores da 18ª Legislatura
Sessões Gravadas
Diário Oficial de Birigüi
Diário Oficial de Birigüi
Ouvidoria Legislativa
RH Online
 

Banners Banners Banners