Adiamentos, pedido de vista, retirada e urgência: sessão da Câmara foi bastante movimentada
Dos 8 projetos que estavam na Ordem do Dia, dois projetos foram adiados, um foi retirado de tramitação e um recebeu pedido de vista (retorna ao plenário em sete dias). Outros dois projetos entraram na pauta da sessão em regime de urgência.
Os vereadores de Birigui aprovaram 6 projetos na sessão ordinária desta terça-feira, dia 8 de fevereiro de 2011. A sessão da Câmara ocorreu no salão da ACIB, onde o Legislativo realiza suas reuniões nas três primeiras terças-feiras de cada mês, sempre com início às 19h.
Apesar de terminar às 21h35, a sessão desta terça-feira (dia 8) foi bastante movimentada. Dos oito projetos que estavam na Ordem do Dia, dois projetos foram adiados, um foi retirado de tramitação e um recebeu pedido de vista (retorna ao plenário em sete dias). Outros dois projetos entraram na pauta da sessão em regime de urgência.
Por problemas particulares, o vereador Elias Antônio Neto, o Dr. Elias, necessitou deixar a sessão, passando a presidência ao vereador Aladim José Martins, que conduziu os trabalhos ao lado dos vereadores Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia, e Valdecir Martins, o Sexta.
URGÊNCIAS - O primeiro pedido de urgência foi feito pelo vereador Paulo Bearari. O projeto de lei 10/2011, de autoria do Executivo, que autoriza o município de Birigui a realizar transposição e transferência de dotações consignadas na Lei 5.365/2010 (Orçamento de 2011), na Lei 5.311/2010 (Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011) e na Lei 5.222/2009 (Plano Plurianual de 2010 a 2013) e alterações para repriorização das ações no âmbito dos programas do Poder Executivo. A propositura foi aprovada por unanimidade.
O vereador Wlademir Antônio Zavanella fez o segundo pedido de urgência, para o projeto lei 12/2011, que dispõe sobre concessão de subvenção social no valor de R$ 3.300.000,00 à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui. O projeto, que é de autoria do Executivo, também foi aprovado por unanimidade.
O projeto de lei 120/2010, de autoria do vereador Paulo Roberto Bearari, que dispõe sobre a obrigatoriedade de reservatórios e captadores de água da chuva nos postos de combustíveis e estabelecimentos de lavagem de veículos de Birigui, recebeu um pedido de vista, de autoria do vereador João Marin. Com o pedido, a propositura retorna ao plenário na próxima sessão da Câmara.
O projeto 2/2011, de autoria do vereador João Flávio Marin Salmeirão, o João Marin, foi aprovado por unanimidade. A propositura pede a adoção do nome de João Sanches Filho para denominar via pública em Birigui.
João Marin sugere a homenagem no prolongamento da Avenida Geracina Menezes Sanches, no bairro Parque das Árvores. Nascido em Jaú, João Sanches Filho chegou em Birigui em 1935, aos 17 anos. Em 1942 casou-se com a professora Geracina de Menezes Sanches, com quem teve seis filhos. Trabalhou como escriturário e foi o primeiro Despachante Policial de Birigui. Também fez história no Legislativo, já que foi vereador e presidente da Câmara de Birigui nas décadas de 50 e 60.
O projeto de resolução 2/2011, de autoria do vereador Elias Antônio Neto, o Dr. Elias, que dá nova redação ao parágrafo único do artigo 156 da Resolução nº 216, de 15 de dezembro de 1998, que estabelece o Regimento Interno da Câmara de Birigui, também foi aprovado.
Caso o dia da sessão, que ocorre nas três primeiras terças-feiras de cada mês, caia em feriado ou ponto facultativo, a sessão ordinária correspondente se realizará na próxima terça-feira útil do mês.
De autoria do vereador Cristiano Salmeirão, o projeto de lei 4/2011, que dispõe sobre a criação do Diploma de Reconhecimento ao Mérito Desportivo de Birigui, foi outro aprovado por unanimidade. O objetivo é destacar, dentro da área esportiva da cidade, seja na categoria profissional ou amador, as conquistas dos atletas de Birigui em variadas competições, sejam elas na cidade, em outros estados ou até mesmo no exterior.
Também é de autoria do vereador Cristiano Salmeirão o projeto de lei 5/2011, que pede a adoção do nome do Senhor Francisco Salmeiron Lopes, o conhecido Paco, para denominar estrada em Birigui. A homenagem é sugerida na estrada municipal BGI-429, compreendida entre a BGI-136, Bairro Duas Barras, até a Rodovia Roberto Rollemberg. A propositura foi aprovada por unanimidade.
Francisco Salmeiron nasceu na Espanha e em 1905 veio com os pais e irmãos para o Brasil. Em 1914 a família chegou em Birigui, constituindo moradia no bairro do Goulart. Em 1925 casou-se com a senhora Conceição Garcia Munhoz, com quem teve seis filhos e 22 netos. Lavrador e marceneiro, aprendeu a ler e escrever sozinho, sendo um dos primeiros marceneiros do Goulart que fazia móveis artesanais.
Em 1928 iniciou seu trabalho com o café, fundando a empresa Sulo América de Comércio e Beneficiamento de Café, que funcionou na Rua Barão do Rio Branco. Outra atividade que chama a atenção foi seu envolvimento com o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, que tinha como preocupação o desenvolvimento dos conhecimentos espirituais e religiosos, oferecendo a prática do bem para o próximo.
ADIADO POR 21 DIAS - O projeto de lei 3/2011, de autoria do vereador João Marin, que dispõe sobre a transferência de titularidade dos encargos de consumo de água e esgoto ao locatário do imóvel, foi adiado por 21 dias. O pedido de adiamento foi feito pelo vereador Cristiano Salmeirão.
ADIADO POR 7 DIAS - De autoria do vereador João Marin, o projeto de resolução 1/2011, que institui no município o Programa “A Câmara com Você”, foi adiado por 7 dias. O pedido de adiamento foi feito pelo vereador Paulo Bearari.
RETIRADO - De autoria do prefeito Wilson Carlos Rodrigues Borini, o projeto de lei 6/2011, que autoriza o Executivo a desmembrar, permutar e englobar áreas de propriedade do município e da Associação de Proteção e Assistência Comunitária de Birigui, foi retirado de tramitação. (TL)
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA DE BIRIGUI
Jornalista responsável: Tiago Lotto (MTb: 33.699)