Aprovado Caldo de Jegue como prato típico de Birigüi
25/02/2015 - O documento precisa ser sancionado pelo Executivo. Este poderá ser o primeiro prato oficial da cidade
A sessão ordinária realizada na noite de ontem, 24/02, foi marcada por diversas homenagens. Entre elas, a apreciação do projeto de lei que estabelece oficialmente no município o Caldo de Jegue como prato típico da cidade.
A receita foi desenvolvida há dez anos e ganhou popularidade, inclusive projetando o nome da cidade em importantes eventos gastronômicos. O criador da receita é o comerciante Manoel Marques Espedo, de 67 anos, conhecido por Mané Simpatia, morador de Birigüi desde 1985.
Sua lanchonete, instalada no bairro Toselar, recebe visitantes de toda a região. O caldo é feito com carne de frango desfiado, calabresa, bacon, panceta, feijão branco, grão-de-bico, azeitonas e iguarias.
O inventor do caldo compareceu ao plenário Vereador Ferrúcio Tompsitti, acompanhado de familiares e amigos, para acompanhar a apreciação do projeto, de autoria do vereador Vadão da Farmácia (PTB). Por se tratar de uma lei, o documento deve passar agora pelo Executivo para ser sancionado pelo prefeito municipal.
Vereador Vadão em visita ao criador do Caldo de Jegue
Além do destaque para sua receita, Mané Simpatia foi homenageado como personalidade que contribui para o desenvolvimento de Birigüi. O comerciante deverá receber em breve do Legislativo o diploma Honra ao Mérito, iniciativa aprovada por unanimidade entre os parlamentares também na noite de ontem. O vereador autor da honraria é o presidente da Casa, Dr. Cristiano Salmeirão (PPS).
Parlamentares cumprimentam o homenageado e seus familiares
Estes foram dois dos 14 projetos da pauta. Leia a cobertura completa da sessão aqui.
Assessoria de Imprensa
Amanda Reis - MTB: 49.193