Você está aqui: Entrada Notícias Programação celebra mês de Luta pela Inclusão Social das Pessoas com Deficiência

24/09/2021 – Câmara participa da programação de atividades alusivas ao Setembro Verde

A cidade de Birigui conta com lei municipal, desde 2017, que institui a celebração do Setembro Verde, dedicado a dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. Além disso, é lembrado em todo o país, desde 1982, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro.

Para marcar a data, o presidente da Câmara, Cesinha Pantarotto (PSD), visitou as instalações da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), localizada na Travessa Carlos Gomes, no Centro. O vereador é autor do projeto que deu origem à Lei Municipal nº 6.472, de 20 de novembro de 2017, que estabelece em Birigui a celebração da campanha Setembro Verde.

Pantarotto foi recebido na entidade pela diretora, Rosane Fagá Lima, e conversou, juntamente com as coordenadoras de área, sobre as demandas atuais da instituição, que conta com 294 cadastrados para atendimento. São 144 matriculados nos serviços de Educação, 90 atendidos nos tratamentos de Saúde e mais 60 usuários alcançados pela área de Assistência Social.

24-09-2021 setembro verde e visita à apae interna2.jpg

A diretora da APAE destacou o trabalho de avaliação e suporte que é prestado aos bebês, de zero a três anos incompletos, no diagnóstico de deficiências diversas – correspondentes não só à Síndrome de Down como transtorno do espectro autista, sinais de atraso no desenvolvimento etc. A entidade oferece a esses bebês atendimento especializado de estimulação precoce, com intervenção em busca de favorecer o desenvolvimento motor e intelectual, prevenindo ou minimizando sequelas e potencializando capacidades que possam garantir à criança e futuro adulto maior autonomia.

Programação

Como parte da celebração municipal do Setembro Verde, a APAE e o Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) elaboraram atividades especiais para o período de 22 a 25, em formato digital, nas redes sociais da entidade e também do conselho.

24-09-2021 setembro verde e visita à apae interna1.jpg

Na noite de ontem, 23, a Apae, promoveu o Canta Brasil, musical apresentado pelos usuários e que faz parte da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo. A apresentação aconteceu no salão social do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), com entrada gratuita à população mediante doação de um litro de leite.

O presidente do Legislativo esteve entre as autoridades municipais convidadas a prestigiar o evento.

Carreata

Para o encerramento da programação, o sábado será marcado pela realização da 1ª Carreata Inclusiva da Apae. O evento deve começar às 9h30min, na sede da Associação. É pedido aos participantes de utilizem vestuário na cor verde.