Mapeamento do Baixotes é apresentado na Câmara
05/04/2016 – Um programa foi especialmente desenvolvido para armazenar informações sobre o ribeirão
As cidades de Araçatuba, Birigüi e Bilac, assim como o Clube da Árvore e a AGA (Associação do Grupamento Ambientalista), estiveram representados em uma reunião promovida na tarde de ontem (04/04), no plenário da Câmara de Birigüi, sobre o mapeamento dos ribeirões Baixotes e Baguaçu.
Os vereadores Vadão da Farmácia (PTB) e Paulo Bearari (PT), da comissão permanente de Defesa do Meio Ambiente e Animais estiveram presentes; a vereadora Dr Osterlaine (PMDB), também integrante, foi representada por sua assessoria. O vereador Leandro Moreira (PTB) também acompanhou a reunião.
A iniciativa é do Comitê da Bacia Hidrográfica - Baixo Tietê, que encomendou o sistema de mapeamento para averiguar dados como qualidade da água, mata ciliar e situação das nascentes.
O programa foi desenvolvido por uma empresa de Promissão, após cerca de um ano de pesquisa por meio de expedição e visitação da extensão dos ribeirões. Foram catalogadas todas as nascentes, sendo 85 do Baixotes e 293 do Baguaçu.
O programa consiste em um mapa de toda extensão dos ribeirões e possibilita pesquisas específicas sobre cada trecho, apresentando também fotos destes locais.
A apresentação foi realizada pelo representante da empresa, José Aparecido Cruz, e pelo desenvolvedor do software, Ricardo Gonçalves.
O material deve ser utilizado para o desenvolvimento de ações de recuperação e melhorias das condições da natureza e qualidade dos recursos hídricos.
O ribeirão Baixotes garante a maior parte do abastecimento da cidade de Birigüi, tendo sua nascente em Coroados, próximo à Braúna, de onde segue até o Rio Tietê.
Já o Baguaçu, que abastece 70% de Araçatuba, nasce entre Coroados e Braúna e percorre Bilac e Birigüi antes de desaguar no Tietê.
Assessoria de Imprensa
Amanda Reis - MTB: 49.193