Oito projetos serão discutidos e votados na sessão ordinária desta terça-feira, dia 8 de fevereiro
Vereador João Marin é autor de três projetos que serão discutidos na sessão do dia 8; Cristiano Salmeirão é autor de dois projetos; Prefeitura quer área para construir complexo para atender crianças e adolescentes em situação de risco.
Os vereadores de Birigui irão discutir e votar sobre oito projetos na sessão ordinária da próxima terça-feira, dia 8 de fevereiro. A reunião do Legislativo começa às 19h e acontece no salão da ACIB.
O primeiro item na Ordem do Dia é o projeto de lei 120/2010, de autoria do vereador Paulo Roberto Bearari, que dispõe sobre a obrigatoriedade de reservatórios e captadores de água da chuva nos postos de combustíveis e estabelecimentos de lavagem de veículos de Birigui.
Segundo o vereador, pesquisas apontam que no futuro a humanidade sofrerá com a falta de água e o projeto visa economizar esse líquido, que é tão precioso para o planeta. “Economizar água é essencial para termos um futuro melhor. O projeto visa aproveitar a água da chuva para usá-las nos postos e locais de lavagem de veículos”, comentou Bearari.
O segundo item é o projeto 2/2011, de autoria do vereador João Flávio Marin Salmeirão, o João Marin. A propositura pede a adoção do nome de João Sanches Filho para denominar via pública em Birigui.
João Marin sugere a homenagem no prolongamento da Avenida Geracina Menezes Sanches, no bairro Parque das Árvores. Nascido em Jaú, João Sanches Filho chegou em Birigui em 1935, aos 17 anos. Em 1942 casou-se com a professora Geracina de Menezes Sanches, com quem teve seis filhos. Trabalhou como escriturário e foi o primeiro Despachante Policial de Birigui. Também fez história no Legislativo, já que foi vereador e presidente da Câmara de Birigui nas décadas de 50 e 60.
Na seqüência, os vereadores irão discutir e votar o projeto de lei 3/2011, também de autoria do vereador João Marin, que dispõe sobre a transferência de titularidade dos encargos de consumo de água e esgoto ao locatário do imóvel.
Segundo João Marin, muitos casos foram registrados de pessoas que utilizaram o imóvel e não pagaram contas de água, esgoto e até mesmo energia elétrica, levando problemas aos proprietários dos imóveis, que apenas os alugam. “O objetivo do projeto é definirmos a responsabilidade quanto ao pagamento destes serviços utilizados, quem são os usuários dos mesmos e quem deve responder pelo pagamento”, falou o vereador.
De autoria do vereador Cristiano Salmeirão, o projeto de lei 4/2011 dispõe sobre a criação do Diploma de Reconhecimento ao Mérito Desportivo de Birigui. O objetivo é destacar, dentro da área esportiva da cidade, seja na categoria profissional ou amador, as conquistas dos atletas de Birigui em variadas competições, sejam elas na cidade, em outros estados ou até mesmo no exterior.
Também é de autoria do vereador Cristiano Salmeirão o projeto de lei 5/2011, que pede a adoção do nome do Senhor Francisco Salmeiron Lopes, o conhecido Paco, para denominar estrada em Birigui. A homenagem é sugerida na estrada municipal BGI-429, compreendida entre a BGI-136, Bairro Duas Barras, até a Rodovia Roberto Rollemberg.
Francisco Salmeiron nasceu na Espanha e em 1905 veio com os pais e irmãos para o Brasil. Em 1914 a família chegou em Birigui, constituindo moradia no bairro do Goulart. Em 1925 casou-se com a senhora Conceição Garcia Munhoz, com quem teve seis filhos e 22 netos. Lavrador e marceneiro, aprendeu a ler e escrever sozinho, sendo um dos primeiros marceneiros do Goulart que fazia móveis artesanais.
Em 1928 iniciou seu trabalho com o café, fundando a empresa Sulo América de Comércio e Beneficiamento de Café, que funcionou na Rua Barão do Rio Branco. Outra atividade que chama a atenção foi seu envolvimento com o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, que tinha como preocupação o desenvolvimento dos conhecimentos espirituais e religiosos, oferecendo a prática do bem para o próximo.
De autoria do prefeito Wilson Carlos Rodrigues Borini, o projeto de lei 6/2011 autoriza o Executivo a desmembrar, permutar e englobar áreas de propriedade do município e da Associação de Proteção e Assistência Comunitária de Birigui.
A área fica no bairro Residencial Quemil, na Avenida Cidade Jardim, onde será construído um complexo de prevenção, educação e ressocialização de crianças, adolescentes e famílias em situação de risco.
Outro projeto de autoria do vereador João Marin é o projeto de resolução 1/2011, que institui no município o Programa “A Câmara com Você”. A proposta é popularizar os trabalhos Legislativos, aproximando o contato direto do vereador com a população de cada região urbano e rural.
“Queremos promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, abrindo a perspectiva de trabalharem juntos a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o município”, disse João Marin.
A idéia é realizar encontros e reuniões em cada região da cidade, que será dividida por setores. Os servidores e os vereadores irão até estes setores para que o Legislativo conheça de perto os problemas de cada comunidade.
O último item na Ordem do Dia da sessão de 8 de fevereiro é o projeto de resolução 2/2011, de autoria do vereador Elias Antônio Neto, o Dr. Elias, que dá nova redação ao parágrafo único do artigo 156 da Resolução nº 216, de 15 de dezembro de 1998, que estabelece o Regimento Interno da Câmara de Birigui.
Caso o dia da sessão, que ocorre nas três primeiras terças-feiras de cada mês, caia em feriado ou ponto facultativo, a sessão ordinária correspondente se realizará na próxima terça-feira útil do mês. (TL)
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA DE BIRIGUI
Jornalista responsável: Tiago Lotto (MTb: 33.699)