Você está aqui: Entrada Notícias Título Cidadão Biriguiense é entregue a Eduardo Dentista

Título Cidadão Biriguiense é entregue a Eduardo Dentista

10/12/2021 - O homenageado ocupou cadeira na Câmara na legislatura 2017-2020

A Câmara de Birigui promoveu a entrega do título de Cidadão Biriguiense ao dentista e ex-vereador da Casa, Eduardo Fonseca de Luca, durante espaço solene aberto na sessão ordinária do último dia 7.

Eduardo Dentista, como é conhecido, participou da mesa solene juntamente com a mesa diretora da Câmara, formada pelo presidente Cesinha Pantarotto (PSD), o vice-presidente Andre Fermino (PSDB), e os secretários Drª Osterlaine (DEM) e Everaldo Santelli (PV). Também foram convidados a secretária municipal de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, e Alcides de Souza, membro do conselho deliberativo da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

A concessão de honraria foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares presentes, em 5 de outubro, por meio de proposta protocolada pelos vereadores Zé Luis Buchalla (Patriota) e Vadão da Farmácia (PTB).

10-12-2021 balanço espaço solene interna1.jpg
Vadão da Farmácia, Eduardo Dentista e Zé Luis Buchalla

Em discurso em nome de todos os parlamentares, Vadão falou sobre a popularidade e o carinho qual os quais o dentista é conhecido e reconhecido na rede municipal de Saúde, onde exerce seu trabalho. “Nesta noite entregamos algo do qual você é muito merecedor, que é o diploma de filho dessa cidade”, destacou Vadão.

O homenageado, ao usar a tribuna, agradeceu a todos os vereadores pela escolha. “Estou muito feliz por ter sido escolhido entre tantas pessoas fantásticas que Birigui tem. Moro aqui desde 1991, não pretendo sair daqui, e fiz muitos amigos nessa cidade”, declarou.

10-12-2021 balanço espaço solene interna2.jpg

Trajetória

Eduardo Fonseca de Luca nasceu na cidade mineira de Passa Quatro, em 17 de dezembro de 1967. É formado pela Faculdade de Odontologia de Campos, concluída em 1989.

Ingressou no Exército Brasileiro como aspirante a oficial dentista no 1° 1º GAC/AP (1º Grupo de Artilharia de Campanha Auto-Propulsado), na Vila Militar. Porém, logo foi transferido como 2º Tenente para o Campo de Provas da Marambaia, mudança que o fez decidir-se por tentar viver no interior do Estado de São Paulo.

Iniciou seus trabalhos com atendimentos clínicos em Birigui e participou como ouvinte dos trabalhos da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da UNESP. Auxiliou na implantação do serviço de cirurgia junto à Santa Casa de Birigui, onde permaneceu até iniciar os estudos em especialização pela Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos, concluídos em 2001.

Por meio de concurso público, ingressou no quadro efetivo da Prefeitura de Birigui em 1996, atuando nas Unidades Básicas de Saúde 1 (Vila Bandeirante), 9 (João Crevelaro), 8 (Jandaia) e 11 (Portal da Pérola II), onde trabalha atualmente. Também atendeu no Pronto Socorro Municipal pelo período de dez anos.

Durante a carreira, foi vice-presidente da APCD, integrante do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e voluntário em ações junto ao Hospital Felício Luchini e Instituto Pró-Criança.

Eduardo Dentista ocupou cadeira de vereador na Câmara na legislatura de 2017 a 2020, mas já havia sido suplente e assumido a vaga por duas vezes na legislatura anterior.

O homenageado é casado com Anna Paula Marins de Luca, com quem tem os filhos Anna Carolina e Pedro.

Fotos: Márcio Bracioli