Você está aqui: Entrada Notícias Zavanella e Fermino representam a Câmara no lançamento do livro “Odisséia de um Imigrante”

Livro de Reiko Yamane Tanaka, Odisséia de um Imigrante, fala da história do pai, Yassuo Yamane; Família Yamane recebe homenagem do Governo Federal: a Medalha do Mérito do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

O presidente da Câmara de Birigui, vereador Wlademir Antônio Zavanella, e o vereador José Fermino Grosso, participaram o lançamento do livro “Odisséia de um Imigrante”, da autora biriguiense Reiko Yamane Tanaka. Os vereadores estiveram acompanhados do secretário administrativo da Câmara de Birigui, Celso Mantovani.

A solenidade aconteceu no último sábado, dia 4 de abril, no salão social da Associação Comercial e Industrial de Birigui (ACIB). Várias autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito municipal, Wilson Carlos Rodrigues Borini.
“Odisséia de um Imigrante” conta a história de Yassuo Yamane, pai da autora do livro.

“Em 1926 meu avô Buntaro Yamane chegou em Birigui com nossa família. Meu pai, Yassuo, era menor de idade, iniciando sua trajetória no Córrego do Imbé”, disse Reiko, que na foto mostra o livro aos vereadores.

No lançamento do livro os familiares de Yassuo Yamane receberam uma homenagem do Governo Federal, a Medalha do Mérito do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. O primeiro filho de Yassuo, Riuitiro Yamane, recebeu a medalha do presidente do Instituto Rosa Okubo, Mário Massao Kuwabara. O Instituto Rosa Okubo é parceiro do Ministério do Turismo e desde o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (2008) faz homenagens aos japoneses que colaboraram com o desenvolvimento e progresso do Brasil, deixando o Japão e constituindo família no Brasil.

Para o presidente da Câmara, a família Yamane faz parte da história de Birigui. “No livro a autora Reiko destaca as mensagens de seu pai, que deixou um diário aos filhos. Neste diário, Yassuo Yamane deixou várias reflexões, que são verdadeiros ensinamentos. A família Yamane é uma família tradicional, uma das mais antigas de Birigui. Representar a Câmara no lançamento deste livro é uma honra e uma enorme satisfação”, comentou o vereador Zavanella. (TL)

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA DE BIRIGUI