Você está aqui: Entrada Notícias “A Câmara de Birigui é muito avançada”, diz técnico do Interlegis, que irá acompanhar a sessão de hoje

Técnico do Interlegis II, Higino Vieira, de Brasília, está visitando a Câmara de Birigui; O principal objetivo da visita é dialogar com os servidores e propor mudanças que visam melhor atender a população através da internet.

Visando orientar os trabalhos dentro do plano Interlegis II, o técnico Higino Vieira, de Brasília, está visitando a Câmara de Birigui, objetivando dialogar com cada servidor da Casa responsável por seus respectivos setores.

Vieira foi recebido pelo secretário geral de administração da Câmara, Celso Mantovani, pelo programador de computador Evandro C. Zampieri da Silva, e pelo assessor de informática Iber Vasconcelos. Zampieri e Vasconcelos formam o Núcleo de TI [Tecnologia da Informação] da Câmara de Birigui e foram os responsáveis pela inclusão da Câmara no Interlegis. Em um segundo momento, o vereador José Fermino Grosso e a servidora Marineuva Alves de Souza juntaram-se ao grupo.

“A Câmara de Birigui está muito avançada em relação à implantação do Interlegis II. Observo uma equipe empenhada e unida, oferecendo um ótimo clima de trabalho”, disse Higino Vieira, que está fazendo um diagnóstico para realizar possíveis mudanças. Vieira irá acompanhar, também, o trabalho dos vereadores e servidores na sessão ordinária de hoje, que começa às 19h na ACIB.

interlegis1

“Vamos trocar idéias e analisar o que é melhor. Ficou acertado que teremos a ajuda deles na revisão de nosso Regimento Interno, da Lei Orgânica e da reforma administrativa que obrigatoriamente teremos que fazer, além da adaptação da Casa para o aumento no número de vereadores, que voltará a 17 conforme prevê a legislação vigente”, falou o presidente da Câmara de Birigui, vereador Wlademir Antônio Zavanella.

A Câmara de Birigui foi oficialmente incluída no Interlegis II em setembro último, quando o Núcleo de TI e os vereadores Zavanella e Valdecir Martins (Sexta) estiveram em Brasília, na sede do Interlegis. A comitiva de Birigui foi recebida pelo diretor geral José Alexandre Girão Mota da Silva.

A parceria do Legislativo biriguiense com o Interlegis teve início com a filiação da Câmara ao órgão do Senado em 2005, sendo incrementada em 2009 por iniciativa do vereador Zavanella.

Desde então, a Câmara de Birigui utiliza o Portal Modelo, site desenvolvido pelo Interlegis para casas legislativas, e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), programa que se encarrega de executar e registrar as tarefas da área de processo legislativo, como o trâmite de matérias e da Ordem do Dia.

Outro programa em vias de utilização é o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP). As Novas versões do SAPL e do SAAP deverão ser implementadas ainda este ano, trazendo uma série de novas funcionalidades e serviços.

Com os novos sistemas e o novo site, a Câmara está atingindo a meta de dar 100% de transparência à todas as suas atividades, tanto na área legislativa como também na administrativa.

interlegis2

Todos esses programas e o Portal Modelo foram desenvolvidos em Linux e linguagens livres e, portanto, a Câmara não teve que pagar absolutamente nada para ter os softwares e o novo site, além de não precisar pagar mensalidades ou manutenções. (TL e TI da Câmara).

ASSESSORIAS DE IMPRENSA E INFORMÁTICA DA CÂMARA DE BIRIGUI

Em 19 de outubro de 2010 (11h40)