Você está aqui: Entrada Notícias Câmara homenageia Cláudio Pegoraro e Elton Faco

Câmara homenageia Cláudio Pegoraro e Elton Faco

12/12/2019 - Ambos foram contemplados com o título Cidadão Biriguiense, entregue na última ordinária do ano

Duas personalidades que se instalaram em Birigui e aqui construíram suas histórias, constituindo família e conquistando amigos, foram homenageados pelo Legislativo com o título de Cidadão Biriguiense: o empresário Claudio Pegoraro e o professor de Jiu-Jitsu Elton Faco. A homenagem aconteceu em espaço solene na sessão ordinária da última terça-feira, 10.

Sob o comando do presidente da Casa, vereador Felipe Barone (Cidadania), a mesa principal recebeu os homenageados e o secretário municipal de Finanças, Fábio Vieira Pinto, que representou o Executivo. O vice-presidente da Câmara, vereador Ferrari (DEM), e os secretários Fabiano Amadeu (Cidadania) e Andrey Servelatti (PSDB), também fizeram parte da mesa solene.

Os propositores do reconhecimento público aos dois homenageados, vereadores Odair da Monza (PSC) e Fabiano Amadeu, também compareceram e discursaram em nome dos parlamentares da Casa, salientando a importância da honraria. Ambas as concessões do título foram aprovadas por unanimidade na sessão do dia 22 de outubro.

O espaço solene foi prestigiado também pelos vereadores Benedito Dafé (PV), Carla Protetora (PSD), Cesinha Pantarotto (Podemos), Kal Barbosa (PSB), Clóvis Batista (PDT), Eduardo Dentista (PT), Zé Luis Buchalla (Patriota), Leandro Moreira (Republicanos), Pastor Reginaldo (PTB), Rogério Guilhen (PV) e Vadão da Farmácia (PTB).

12-12-2019 espaço solene interna1.jpg
O espaço solene foi realizado na última sessão ordinária do ano

Trajetórias

CLAUDIO PEGORARO, popularmente conhecido pelo apelido “Fiapo”, é natural de Clementina, nascido em 21 de agosto de 1965. Começou a trabalhar ainda criança, nas lavouras da família, mudando-se depois para Birigui, onde cursou os ensinos Fundamental e Médio, respectivamente, na E.M. Roberto Clark e E.E. Vicente Felício Primo.

Trabalhou no ramo calçadista e metalúrgico antes de investir na área da alimentação. Atualmente, é sócio proprietário das panificadoras Milaneza e Biri Pães.

É bastante conhecido na cidade por suas ações voluntárias de colaboração com a comunidade, em especial junto à igreja do bairro Maria Tereza Barbieri.

Pegoraro é casado com Sueli Sanches Pegoraro e tem os filhos Matheus e Lucas.

12-12-2019 espaço solene interna2.jpg
Claudio Pegoraro e o vereador autor da homenagem, Odair da Monza

ELTON FACO é penapolense, nascido em 13 de março de 1984. Faixa preta no Jiu-Jitsu, começou sua jornada aos 13 anos de idade, ainda em Penápolis. Três anos depois, iniciou seu trabalho como mestre e professor, na cidade de Araçatuba.

Mora em Birigui desde 2001, onde inicialmente trabalhou em fábricas de calçados. Além de Araçatuba, deu aulas em Lins e em Birigui, onde realizou o sonho de ter sua própria academia em 2011, sendo sócio proprietário da MMA Combat Trainer, filiada à Saikoo Jiu-Jitsu, voltada ao ensino para crianças e adultos.

Conquistou diversos campeonatos nacionais e internacionais, sendo campeão mundial em 2015, campeão sul-americano e vice-campeão do São Paulo Open em 2016, e terceiro colocado no sul-americano em 2017, entre várias outras vitórias.

Em Birigui, idealizou o projeto social Pequeno Vencedor, por meio do qual ensina o respeito e a disciplina da arte do Jiu-Jitsu a crianças e adolescentes do bairro Portal da Pérola I.

Faco é casado com Simone da Silva Faco e tem uma filha, Julia.

12-12-2019 espaço solene interna3.jpg
Elton Faco com o vereador Fabiano Amadeu, propositor do reconhecimento