Você está aqui: Entrada Notícias Cidinha Freitas e Aguinaldo Moura são Professores Destaque do Ano

Cidinha Freitas e Aguinaldo Moura são Professores Destaque do Ano

03/10/2019 – A honraria, entregue anualmente pela Câmara, faz parte das comemorações ao Dia do Professor

Os educadores Aparecida Maria de Souza Freitas e Aguinaldo Capeletti Moura foram homenageados pelo Legislativo de Birigui na última terça-feira, 1º, em espaço solene da 23ª sessão ordinária. Representantes, respectivamente, das redes municipal e estadual de ensino, os professores foram escolhidos por seu desempenho profissional para receberem o título Destaque do Ano. A honraria, entregue pela Casa desde 2013, faz alusão ao Dia do Professor, comemorado em todo o país em 15 de outubro.

O momento solene contou com a presença da dirigente regional de ensino de Birigui, Priscila de Lourdes Barrionuevo e da secretária municipal de Educação, Meiriane Aparecida Beltran, além da diretora da Escola Municipal Profª Nayr Borges Penteado, Iládia Cristina Marin Amadio, e da vice-diretora da escola estadual Profª Lydia Helena Frandsen Stuhr, Claudia Guimarães Lopes Ruano.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Felipe Barone (Cidadania), com a presença dos demais integrantes da mesa diretora. Cesinha Pantarotto (Podemos), discursou em nome dos parlamentares - todos os 17 vereadores marcaram presença na solenidade.

A iniciativa de instituir a homenagem aos docentes em 2013 foi do então vereador Cristiano Salmeirão, atual prefeito de Birigui.

01-10-2019 professor destaque interna1.jpg

Dedicação

Cidinha Freitas nasceu em 12 de junho de 1955. Embora natural de Andradina, é moradora de Birigui há 60 anos. Formou-se em Letras pela Instituição Toledo de Ensino, de Araçatuba, em 1979, e é graduada em Pedagogia desde 1994, pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves, de Barretos. Cursou ainda especialização em Didática – Fundamentos Teóricos de Prática Pedagógica, além de diversos cursos de atualização.

Seu trabalho como professora começou em 1975 nas chamadas escolas isoladas, atuando no bairro Casa de Tábuas. De 1978 a 1985, trabalhou no Colégio Técnico de Birigui lecionando Língua Portuguesa. Depois, por duas décadas, foi professora na rede estadual, chegando a vice-diretora. No mesmo período, dedicou-se ao ensino de jovens e adultos.

Ingressou na rede municipal em 2001, passando pelas escolas Prof. Ruth Pintão Lot e Prof. Nayr Borges Penteado, onde atua desde 2013. Dando continuidade aos estudos universitários, formou-se em História em 2010 pela Universidade de Franca.

01-10-2019 professor destaque interna2.jpg
Cidinha Freitas recebe a honraria pelas mãos do vereador Odair da Monza

Aguinaldo Capeletti Moura é natural de Palmeira D'Oeste, nascido em 28 de junho de 1984, e reside em Buritama há cinco anos. Gradou-se em 2007 em Licenciatura em Física pela Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira. Já em 2013, conquistou o título de mestre em Educação para Ciência pela Unesp de Bauru. Na sequência, graduou-se em Pedagogia pela Uninove, em São Paulo. Atualmente, dedica-se ao doutorado também em Educação para Ciência na Unesp de Bauru.

Destaca-se na participação em eventos e apresentações e publicações de trabalhos promovidos em vários estados brasileiros, além de congressos de abrangência nacional e internacional.

Sua trajetória como docente teve início em 2008 na Escola Estadual Profª Lydia Helena Frandsen Stuhr, onde trabalha até os dias atuais. Entre 2014 e 2018, passou pela Universidade Paulista e Colégio Toledo, ambos em Araçatuba.

01-10-2019 professor destaque interna3.jpg

01-10-2019 professor destaque interna4.jpg

A gravação em vídeo da solenidade está disponível no canal Câmara Birigui no Youtube. Para acessar, clique aqui