Drª Osterlaine agradece aumento das doações feitas à Santa Casa
A parlamentar quer alavancar a campanha e conscientizar a população sobre as necessidades do hospital.
Desde as primeiras sessões ordinárias deste ano, a vereadora Drª Osterlaine Henriques Alves (PMDB) tem aproveitado seu espaço na tribuna para levar aos biriguienses uma mensagem de solidariedade. A médica, que está em seu primeiro mandato e tem como foco contribuir na área da Saúde, teve a iniciativa de relançar uma campanha antiga da Santa Casa de Misericórdia de Birigüi.
A campanha “Ação que Salva Vidas” foi oficializada pela lei nº 4.183, de 05 de maio de 2003, no período de mandato do prefeito Florival Cervelati. Aprovado pela Câmara, o projeto que deu origem ao documento instituía a adesão do município à campanha, coordenada pelo conselho comunitário do hospital, a fim de auxiliar a cobertura do déficit operacional da unidade.
Na prática, a ideia é incluir no boleto de cobrança da taxa dos serviços de água e esgoto da cidade um campo destacável por meio do qual as pessoas poderiam efetuar suas doações. Ao pagar a conta, o usuário tem a oportunidade, de forma facultativa, de doar um valor específico, definido em 20% do valor da tarifa.
Um tanto esquecida pela população nos últimos anos, a campanha ganhou a dedicação da vereadora, que passou a divulgá-la durante todo este semestre. Recentemente, a parlamentar usou a tribuna, durante sessão ordinária, para reverenciar as pessoas que atenderam ao apelo e passaram a optar pela doação.
Dados obtidos pela vereadora apontam que os primeiros quatro meses do ano passado atingiram R$ 19,9 mil em doações. Este número saltou para R$ 34,5 mil na somatória de janeiro a maio deste ano.
“Eu falei que ia vencer pelo cansaço, e nós temos hoje um aumento de 72%”, comemorou. “Assim como você, biriguiense, apostou em mim para me tornar vereadora, eu aposto em cada um de vocês que estão ajudando. Eu só tenho a agradecer”, disse.
Moção
Ainda em homenagem aos esforços destinados à melhoria das condições da Santa Casa de Birigüi, a vereadora apresentou a Moção de Congratulações nº 105/2013, sobre a comissão de eventos do hospital, em nome da presidente Cláudia Janaína Figueira Santana. Parte do grupo compareceu à sessão.

O grupo organiza anualmente três eventos principais que já se tornaram tradicionais na cidade: o Jantar Árabe, a Feijoada da Santa Casa e a Festa Junina, além de campanhas menores durante todo o ano, como a venda de pizzas, canelones e pães. Toda a renda é sempre revertida ao hospital, sendo voluntária a participação de todos os integrantes da comissão.
“Foram graças a essas campanhas que a Santa Casa conseguiu novos aparelhos para a UTI, colchões e enxovais”, contou Osterlaine, “Tanto a comissão, quanto os voluntários que também contribuem, precisam e merecem ser reconhecidos por tudo que fazem. Se não fossem eles, a Santa Casa estaria numa situação muito pior do que está”, agradeceu a vereadora.
A homenagem foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores e efetivou a participação de parlamentares que fizeram questão de reforçar seu apoio, como o vereador Leandro Moreira, o Lê (PTB). “Estamos estendendo as mãos para estas campanhas e pedindo que as pessoas paguem esta contribuição da taxa da água”, reforçou Lê, “Estes voluntários deixam suas casas e seus afazeres para cuidar da Santa Casa, isso reflete nos vários elogios que recebo quanto aos funcionários e ao atendimento desse hospital”, finalizou o vereador.
Assessoria de Imprensa
Amanda Reis - MTB: 19.193











