Você está aqui: Entrada Notícias Educadora Sônia Abreu recebe título Cidadã Biriguiense

Educadora Sônia Abreu recebe título Cidadã Biriguiense

13/11/2019 – A homenageada esteve à frente da Diretoria de Ensino Regional de Birigui de 2003 a junho deste ano

O Legislativo de Birigui entregou ontem, 12, durante espaço solene da sessão ordinária, título de Cidadã Biriguiense à educadora Sônia Maria Santana de Abreu, que esteve à frente da Diretoria de Ensino local nos últimos 16 anos. A proposta foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares no mês passado, após projeto protocolado pelo vereador Vadão da Farmácia (PTB).

A entrega do título foi prestigiada pelo prefeito, Cristiano Salmeirão (PTB), e pela atual dirigente regional de ensino, Priscila de Lourdes Barrionuevo. O deputado estadual Roque Barbiere esteve representado na solenidade por seu assessor José Manuel Sanches.

A mesa de autoridades foi conduzida pelo presidente da Câmara, Felipe Barone (Cidadania), e contou com a presença também do vice-presidente, Ferrari (DEM), e dos secretários Fabiano Amadeu (Cidadania) e Andrey Servelatti (PSDB).

Vadão da Farmácia, autor da propositura, discursou em nome de todos os vereadores para parabenizar e agradecer à educadora pela trajetória de dedicação à gestão do ensino nas escolas estaduais de Birigui. O plenário da Casa ficou lotado por dezenas de educadoras, colegas de trabalho e familiares, que compareceram para aplaudir o reconhecimento público.

13-11-2019 espaço solene interna1.jpg
O autor da homenagem, Vadão da Farmácia, com a educadora Sônia Maria Santana de Abreu

13-11-2019 espaço solene interna2.jpg
Os 17 vereadores e demais autoridades convidadas para a mesa solene junto à homenageada

História

Sônia Maria Santana de Abreu é natural de Glicério, nascida em 29 de outubro de 1950. Após seu nascimento, mudou-se com os pais para Novo Horizonte, onde permaneceu por 13 anos até a vinda para Birigui.

Cursou o Magistério na Escola Estadual Prof. Stélio Machado Loureiro e, em 1971, ingressou em seu primeiro emprego no serviço público como professora da Educação Básica I.

Mudou-se para a capital paulista em 1974 para cursar Licenciatura em Letras nas Faculdades Associadas do Ipiranga e ingressar como professora da Educação Básica II.

Em continuidade com os estudos, cursou Pedagogia nas Faculdades Urubupungá, em Pereira Barreto, e pós-graduação em Gestão Educacional na Unicamp.

Sua atuação na Diretoria de Ensino de Birigui teve início em 1994, onde ingressou como assistente de planejamento. Tornou-se dirigente regional de ensino em 2003, ocupando o cargo até junho deste ano.

Sob sua liderança, a diretoria obteve várias conquistas nos índices de Educação, mantendo-se entre os 10 melhores do Estado por 10 anos consecutivos e, no ano de 2011, conquistou o 1° lugar em metas do IDESP (índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).

Sônia Maria é casada há 40 anos com o comerciante José Nelson de Abreu, com quem teve os filhos Talita e Rafael, e é avó de Ana Luiza e Thomás.