Você está aqui: Entrada Notícias Músico Bigode ganha título Cidadão Benemérito

Músico Bigode ganha título Cidadão Benemérito

10/10/2019 - Integrante mais antigo da Corporação Musical Maestro Antônio Passareli, Bigode está no grupo há 58 anos

O músico Onofre Rodrigues, o Bigode, foi agraciado pelo Legislativo de Birigui com o título Cidadão Benemérito. Com 79 anos de idade, Bigode, dedica-se há quase 58 anos à Corporação Musical Maestro Antônio Passareli, onde toca tuba. A entrega da honraria aconteceu em espaço solene da última sessão ordinária, no dia 8, com a presença de amigos e familiares do homenageado.

A proposta de homenagem foi aprovada após iniciativa do vereador Zé Luis Buchalla (Patriota), que discursou em nome de todos os parlamentares durante a solenidade. “Com seu famoso bigode e sua tuba, acho que não há em Birigui quem não tenha visto o senhor Onofre tocando na banda. Com sua simplicidade e humildade, é uma honra promover homenagem a quem se dedica há tantas décadas ao crescimento cultural da nossa cidade”, considerou.

Buchalla destacou também o valor irrisório que os músicos da corporação recebem do poder público, estendendo os elogios e agradecimentos a todos os integrantes que fazem questão de manter a tradição da banda na cidade.

10-10-2019 espaço solene onofre interna1.jpg

O músico homenageado fez parte da mesa solene junto com sua filha Milene Rodrigues e com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Bernardes. O presidente da Câmara, Felipe Barone (Cidadania), coordenou a sessão, que contou com a presença de todos os demais vereadores.

Durante a solenidade, Bigode recebeu ainda uma surpresa do coral Cantar é Viver, comandado pelo maestro Marcos Tinareli, e do regente da corporação musical, Lino Tonsig, que se apresentaram para o homenageado.

10-10-2019 espaço solene onofre interna2.jpg

Biografia

Onofre Rodrigues é natural de Buritama, nascido em 24 de novembro de 1939. Desde pequeno acompanhava seu pai, que tocava acordeon em bailes e serenatas, e aprendeu o instrumento sozinho, a partir dos 14 anos, pegando-o escondido do pai para praticar.

Aos 16 anos, foi matriculado na banda da cidade de Buritama, onde aprendeu a tocar clarinete e, mais tarde, substituiu o tubista se oferecendo para tocar baixo tuba.

Três anos depois, com o fim da banda buritamense, o músico substituiu então o tubista da banda de Birigui, com estreia nas comemorações do cinquentenário da cidade, em 1961. Desde então, nunca deixou o grupo, sendo hoje o músico mais antigo em idade e em tempo de participação, somando em dezembro 58 anos de banda.

Nesse período, Bigode trabalhou na Prefeitura como lixeiro, auxiliar de serviços gerais e jardineiro, aposentando-se em 1994.

Há 54 anos, o músico é casado com Zulmira Gonçalves Franco Rodrigues, com quem tem três filhos, Milene, Murilo e Onofre Tiago, e os netos Débora, Lucas, Natália e Beatriz.

10-10-2019 espaço solene onofre interna3.jpg