Você está aqui: Entrada Notícias Professor de robótica recebe homenagem do Legislativo

Professor de robótica recebe homenagem do Legislativo

27/11/2019 - Valter Moreno Carvalhal Júnior recebeu título Cidadão Biriguiense pela dedicação ao ensino no município

A Câmara de Birigui promoveu na noite de ontem, 26, sessão solene para a entrega de duas honrarias: as medalhas do prêmio-estímulo Aluno Nota Dez, destinadas a estudantes com melhor desempenho no ano letivo (leia mais), e o título Cidadão Biriguiense, dedicado ao professor Valter Moreno Carvalhal Júnior.

Natural de Penápolis e graduado em Letras e em Pedagogia, além de pós-graduado em Letramento Digital, o professor é apaixonado por tecnologia, área na qual aperfeiçoou-se por meio de diversos cursos. Após processo seletivo, iniciou seu trabalho como analista de suporte em informática no Sesi (Serviço Social da Indústria) Birigui e tem sido um dos responsáveis pelos êxitos consecutivos da equipe de robótico Big Bang, que integra como técnico.

27-11-2019 sessão solene cidadão interna2.jpg
A homenagem ao professor de robótica foi aprovada por unanimidade entre os vereadores

27-11-2019 sessão solene cidadão interna1.jpg
Valter Moreno Carvalhal Júnior com o autor da homenagem, vereador Leandro Moreira

O grupo tem vencido competições nacionais e internacionais, sendo a mais recente o 1º lugar no Champions Award do Aberto Internacional de Robótica do Uruguai, realizado em maio em Montevidéu. Antes dessa vitória, a equipe havia conquistado o prêmio de melhor pesquisa no Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, realizado em maio no Rio de Janeiro.

O reconhecimento público ao professor por sua dedicação ao ensino na área de tecnologia e pelo desempenho que tem levado o nome de Birigui aos pódios de disputas internacionais foi proposta pelo vereador Leandro Moreira (Republicanos), subscrita por outros parlamentares, e recebeu aprovação unânime no plenário em setembro deste ano.

Liderada pelo presidente da Casa, Felipe Barone (Cidadania), a solenidade contou com a presença do vice-presidente, Ferrari (DEM) e do segundo secretário da mesa diretora, Andrey Servelatti (PSDB), além dos vereadores Leandro Moreira, que discursou em nome de todos os parlamentares, Dafé (PV), Cesinha Pantarotto (Podemos), Kal Barbosa (PSB), Clovis Batista (PDT), Zé Luis Buchalla (Patriota) e Vadão da Farmácia (PTB).