Professor Paulo Bearari recebe alunos do Peru; Intercâmbio envolve escolas da Rede Metodista
O Instituto Noroeste de Birigui consolidou um intercâmbio cultural entre alunos do Noroeste com alunos do Colégio América, da cidade de Lima, no Peru. Oito alunos peruanos vão ficar 10 dias em Birigui; Em outubro, cinco alunos do Noroeste vão até Lima, onde ficam 10 dias.
O vereador Professor Paulo Roberto Bearari visitou na tarde desta terça-feira, dia 28 de setembro, o Instituto Noroeste de Birigui. A visita foi motivada pelo intercâmbio internacional inédito que o Noroeste firmou com uma escola do Peru.
A escola biriguiense consolidou um intercâmbio cultural entre alunos do Noroeste com alunos do Colégio América, da cidade de Lima, no Peru. O intercâmbio foi fechado em fevereiro deste ano, através de uma teleconferência realizada via internet. As duas escolas são da Rede Metodista de Educação.
Oito alunos peruanos ficarão 10 dias em Birigui, alojados em residências de alunos do Noroeste. Em outubro, cinco alunos do Noroeste ficam 10 dias em Lima, no Peru, em residências dos alunos do Colégio América.
“É uma ação inédita envolvendo escolas. Geralmente os intercâmbios envolvem entidades ou clubes. Parabéns a Rede Metodista de Educação, que oferece esse tipo de aprendizado aos seus alunos”, falou o vereador, que elaborou uma Moção de Congratulações destacando o trabalho dos envolvidos no projeto. Na foto abaixo, Márcia Elaine, Paulo Bearari e a Pastora Suzy.

Paulo Bearari foi recebido no Instituto Noroeste pela coordenadora pedagógica Márcia Elaine Catarin Vignoto. Segundo ela, ação feita pela escola em parceria com o Colégio América é um marco histórico na evolução dos projetos educacionais e culturais do Noroeste.
A coordenadora explicou ainda que a idéia deste intercâmbio surgiu no encontro da ALAIME (Associação Latino Americana de Instituições Metodistas), em 2008, na cidade de Rosário, na Argentina. “A cada ano um país sedia o encontro, onde são tratados temas para o desenvolvimento cultural e pedagógico das Instituições Metodistas. Esse intercâmbio é uma das ações propostas no encontro anual”, falou Márcia Elaine.
“É uma forma de estes alunos conhecerem outra cultura através do aprendizado da língua espanhola. O intercâmbio selado é de cooperação interinstitucional acadêmica, cultural e desportiva. Através dos alunos e docentes de ambos os países, será proporcionada a participação em projetos de investigação no campo da educação da ciência e da cultura, propiciando, assim, maior comprometimento dos envolvidos com relação à demonstração e manutenção de atitudes de respeito e admiração por outra cultura”, completou a coordenadora.
O Colégio América é um tradicional colégio Metodista que incentiva ações de integração de seus alunos no aprimoramento de sua cultura geral, aproximando-se cada vez mais da realidade histórica e cultural de países vizinhos.
No Noroeste, o intercâmbio internacional recebe total apoio da professora de espanhol da escola, Vanessa Vanni Vieira, que irá até Lima com os alunos de Birigui.
Segundo Paulo Bearari, a Moção de Congratulações será discutida na próxima sessão da Câmara de Birigui, que acontece dia 5 de outubro. “Neste dia os peruanos ainda estarão em Birigui e poderão acompanhar a sessão pela TV Birigui, que transmite a reunião do Legislativo ao vivo”, completou o vereador Paulo Bearari. (TL)

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA DE BIRIGUI
Jornalista responsável: Tiago Lotto (MTb: 33.699)
Em 28 de setembro de 2010 (16h30)











